Mês do Servidor: Em sessão solene, Câmara premia trabalhos voltados para boas práticas de gestão e sustentabilidade

O aplicativo de inteligência artificial Ulysses e o programa de tecnologia para racionalizar o uso de água na Casa foram escolhidos como os de maior destaque

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (31), no plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados premiou 12 trabalhos de servidores da Casa que contribuíram para melhorar as boas práticas de gestão e sustentabilidade dentro do órgão. A premiação foi organizada pela Primeira-Secretária, Deputada Soraya Santos (PL-RJ), e faz parte das comemorações ao mês do servidor público.

Ao todo, 81 projetos concorreram ao prêmio e 12 chegaram à fase final do concurso. Mas dois garantiram grande destaque e receberam troféu: o aplicativo de inteligência artificial intitulado Ulysses, da Ditec, e o programa de tecnologia para racionalizar do uso da água, da Detec.

Logo no início da cerimônia, a Primeira-Secretária frisou a importância dos servidores da Câmara para o funcionamento da Administração Pública e para efetivação dos trabalhos da Casa em prol da sociedade brasileira. A Deputada também agradeceu todo o apoio que o Sindilegis tem ofertado na busca pela valorização dos servidores.

“O que nós estamos fazendo aqui é garantindo que essa gente traga um país mais justo, porque política vem de polis, que significa cidade. Então, que cidade nós queremos viver? Que modelo de país nós queremos ter? A Câmara dos Deputados é um dos pilares fortes, que precisa ter um corpo técnico que deve ser desafiado a cada dia para ver a mudança”, pontuou Soraya Santos.

O Diretor-Geral da Câmara, Sérgio Sampaio, avaliou que a premiação estimula o exercício cotidiano das nossas atividades, uma vez que é possível mostrar para a sociedade o que é feito no âmbito da Casa.

“O que traduz a atividade do servidor público é o bem comum. Servir ao público significa isso. O nosso ganho e o nosso lucro é fazer com que a sociedade cresça, evolua e se transforme em um país ainda melhor. Esse é o nosso capital. É por isso que nós trabalhamos”, definiu o Diretor-Geral.

Para o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, a iniciativa da Câmara de premiar os servidores reforça uma política de valorização que já vem sendo adotada pelo Sindilegis. “Precisamos premiar esses servidores que têm desempenhado um papel relevante para o desenvolvimento dos trabalhos dentro da Casa e mostrar para a sociedade os nossos talentos”, afirmou Alves.

A Deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou do evento e lembrou que, embora os servidores não tenham muitos motivos para comemorar, é preciso celebrar a data lembrando que mandatos passam, mas os servidores públicos permanecem. A Deputada ainda rechaçou as tentativas de acabar com a estabilidade da categoria.

“Não podemos permitir a flexibilização da estabilidade. Nossa homenagem aos servidores públicos tem que ser o compromisso que iremos efetivar os seus direitos”, definiu a Kokay.

Confira abaixo a lista de premiados do evento

Do concurso Boas Práticas de Gestão

– Promoção da transparência ativa ou passiva: Virada Digital, o novo portal da Câmara com foco no cidadão e na transparência – Aproge

– Práticas de gestão de risco: Plano de gestão de riscos do processo de trabalho “Realizar Reuniões Deliberativas de Comissão” – Decom