Campanhas no Senado e na Câmara vacinam servidores contra a gripe

No Senado, imunização de servidores contra influenza está em andamento desde a semana passada. Câmara começou a vacinar parlamentares esta semana, mas os servidores receberão o imunizante a partir do dia 21

Desde o início de abril, o Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra a gripe no país. A imunização contra o vírus influenza vai até o dia 9 de julho e o objetivo é atingir 79,7 milhões de pessoas. As Casas Legislativas que compõem o Congresso Nacional serão um reforço importante nesta empreitada.

Na terça-feira (8), o Senado Federal recebeu quatro mil doses do imunizante, doadas pelo Instituto Butantan, para vacinar servidores efetivos aposentados e ativos, estagiários, terceirizados e comissionados. Senadores, ex-senadores e parentes diretos também podem se imunizar.

Os interessados podem optar pelo modelo tradicional, para pedestres, ou pelo drive-thru. O posto de vacinação funciona das 9h às 12h e, à tarde, das 14h às 17h no antigo prédio do SAMS (bloco 17).

“Faremos como no ano passado, alternando os turnos entre drive-thru e pedestres. Se na segunda os carros forem atendidos de manhã, à tarde a preferência será dos pedestres, e vice-versa. Dessa forma quem tem carro ou quem está a pé será contemplado da mesma forma e de maneira organizada”, explicou o chefe do Serviço Médico de Emergência (Semede), Jálisson Cavalcante.

É preciso apresentar identidade funcional, no caso de ativos e aposentados, ou documento que comprove a relação de parentesco, como certidões (nascimento ou casamento/união estável) e carteiras de identidade.

Já na Câmara dos Deputados, a campanha de vacinação contra a influenza começou ontem, dia 14, e vai até o dia 25 de junho. Serão imunizados parlamentares, servidores efetivos ativos e aposentados, secretários parlamentares, comissionados, dependentes com idade superior a 9 anos, terceirizados cadastrados no sistema interno da Câmara dos Deputados, estagiários e os remanescentes dos grupos anteriores.

O calendário de vacinação se dará em duas etapas: de 14 a 18 de junho serão imunizados os parlamentares no posto de vacinação do Demed. Os demais serão vacinados entre 21 e 25 de junho no estacionamento do Cefor.

Nas dependências do Centro de Formação, a campanha seguirá os modelos presencial ou drive-thru, ambas por ordem de chegada, respeitadas as normas de segurança, como o uso de máscara e distanciamento social adequado.

É importante relembrar que aqueles que já tomaram a vacina este ano nos postos de saúde e na rede privada não devem tomar novamente. O imunizante é contraindicado para quem tem alergia grave (anafilaxia) a algum componente da fórmula: conservante timerosal, neomicina e proteína do ovo de galinha.

Toda vacina exige resposta do sistema imunológico, que durante cerca de duas semanas trabalha para produzir anticorpos. Por isso é importante observar um espaço de 15 dias entre a imunização contra a gripe e a vacinação contra a Covid-19, caso já esteja disponível para o interessado em receber os imunizantes.

“Estamos pedindo duas semanas de prazo entre a vacina da gripe e alguma dose da vacina da Covid-19, independentemente do fabricante. É essencial que esse prazo seja respeitado”, alertou Jálisson. Ele também recomenda o adiamento da vacina caso a pessoa esteja com infecção em curso, como gripe, Covid, dores de garganta, febre etc.

Usuários do SIS no Senado

Servidores e dependentes que utilizam o Sistema Integrado de Saúde podem se imunizar com a vacina com proteção tetravalente (que geram anticorpos para duas cepas diferentes do tipo A e duas cepas do tipo B, conhecidas como Victoria e Yamagata, esta quarta rara no Brasil).

A vacina está disponível para os usuários, por meio de convênio, nas unidades de vacina do Laboratório Sabin de Brasília. Basta apresentar a carteira e documento de identidade. Não é necessário autorização prévia nem pedido médico. Como o convênio entre o SIS e o laboratório estabeleceram em R$ 90,00 o valor de cada dose, a coparticipação cobrada pelo SIS em contracheque terá o valor de R$ 27,00 por pessoa.

No restante das unidades Sabin, inclusive de outros estados, ou em outras clínicas ou laboratórios, o usuário do SIS deverá pagar e poderá pedir o reembolso apresentando a nota fiscal. O valor máximo de reembolso será de R$ 120,00. Esse valor não é o final, pois ainda será descontada a coparticipação de 30%.