Apís conquista do Sindilegis, mais três técnicos são designados para cargos de chefia no TCU

Apís intensa ação do Sindilegis para que Técnicos Federais de Controle Externo do TCU assumissem cargos de confiança FC-5 e FC-6, na quarta-feira (25), os servidores átila Nobre, Maria Vanda Pinto, Ariane Pereira foram chamados para substituir os secretários da Secretaria de Licitações Contratos e Patrimônio (Selip), a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) e a Secretaria de Segurança e Serviços de Apoio (Sesap), respectivamente.ÌâåÊ

Para a diretora do Sindilegis Simone Barbosa, essa conquista é um reconhecimento importante para os técnicos da Casa, que também contribuem para um TCU melhor a cada dia: O Tribunal está colocando a nossa solicitação em prática, o que demonstra que os técnicos têm competência e habilidades gerenciais para assumir cargos notírios, comemora Simone.

De acordo com a diretora, as nomeações ocorreram apís ações encabeçadas pela União Nacional dos Servidores do TCU (UNA-TCU), com o apoio do Sindilegis, ao longo do ano passado. Naquela época, o Sindicato se articulou com ministros do TCU para aperfeiçoar a Resolução 154/2002 – as alterações propostas foram capitaneadas em sede do TC 003.371/2015-8, de relatoria do ministro José Múcio Monteiro.

O processo também contou com o apoio da ASAP-TCU, ASTCU e Auditar.

TCU deliberou a Resolução em abril deste anoÌâåÊ

Em abril deste ano, o Tribunal aprovou alterações na Resolução 154/2002, que dispõe sobre o exercício de funções de confiança no Tribunal. Ou seja, a mudança permitiu a ocupação de funções de confiança nível FC-5 por técnicos na Segedam (Secretaria-Geral de Administração) e na Segepres (Secretaria-Geral da Presidência).

Menos de um mês depois, o servidor João Paulo Alexandre de Sousa assumiu a FC-5 na Segedam. Ele foi convidado a assumir temporariamente o lugar do secretário Ricardo Fahn Pessoa.

ÌâåÊ