ASTCU inaugura Centro de Atividades Físicas

Na manhã desta quinta-feira (30), a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas da União, apoiada pela Administração da Casa e pelo Sindilegis, realizou coquetel de inauguração do Centro de Atividades Físicas, instalado nas dependências do Anexo II do Tribunal. A academia reúne aparelhos modernos para diversas modalidades esportivas, como musculação e spinning, e está localizada a apenas alguns metros dos servidores lotados na sede do TCU em Brasília, facilitando o acesso dos mesmos à prática de exercícios físicos.

O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, parabenizou a iniciativa da Associação em investir em um centro esportivo interno para servidores. “É extremamente necessária a prática de atividades físicas para se ter um estilo de vida mais saudável. O nosso corpo necessita da produção de endorfina para funcionar melhor e isso não impacta somente na vida pessoal, mas também em outros segmentos, como profissional. E os nossos servidores são a maior preciosidade e continuaremos sempre apoiando tais iniciativas”, anunciou.

Em princípio, o Centro funcionará de 18h às 22h, mas a diretoria da ASTCU estuda ampliar, futuramente, o horário da academia. Outra questão que também está em pauta é a ampliação do local para pessoas que não trabalham no Tribunal– por enquanto, a utilização é restrita apenas a funcionários, cujos filiados à ASTCU têm descontos diferenciados.

Para o presidente da ASTCU e diretor esportivo do Sindilegis, Alison de Souza, a inauguração do Centro proporcionará o contato rotineiro dos servidores com atividades físicas. “A construção desta academia veio para sanar uma necessidade antiga dos sindicalizados da ASTCU, que sempre clamaram para que tivéssemos um centro esportivo mais próximo ao Tribunal. Isso facilitará – e muito – a prática diária esportiva dos servidores da Casa, já que não será mais necessário se locomover até a academia. Sabemos que trânsito intenso, dificuldade para encontrar vagas e outros problemas já agregados ao dia a dia dificultam o acesso a uma vida saudável. Portanto, a nossa intenção é amenizar esse tipo de empecilho”, avisou.

Sindilegis apoia a iniciativa

O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, acredita que a academia da ASTCU motivará ainda mais os servidores do TCU em seus trabalhos diários, melhorando a qualidade de vida e o processo interno trabalhista.

“O estresse laboral sempre conduz ao que se chama, em medicina do trabalho, de enfermidades oportunistas, especialmente pelo intenso estresse. A própria atividade-fim do Tribunal, que é auditagem de contas, é por si só altamente desgastante. E muitas das vezes os servidores do TCU não têm oportunidade, em razão do trabalho e/ou por conta de cansaço acumulado, de se locomoverem para praticar exercícios. E a iniciativa do TCU, que contou com todo o apoio dos ministros e, especialmente, do presidente Nardes, vai ao encontro de uma política ultramoderna, de estabelecer espaços de convivência multidisciplinares nos próprios órgãos públicos”, salientou.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, tem a mesma opinião. “É uma maneira prática e eficiente de se elevar a produtividade interna e aumentar o bem-estar pessoal de cada servidor, que já tem incorporado uma alta carga de estresse devido aos longos processos e a responsabilidade exigida pelo cargo que ocupa”, afirmou.

 

Compartilhe:

Veja também: