Câmara realiza sessão solene para entrega do Prêmio Zilda Arns

O Sindilegis acompanhou a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns na manhã desta quarta-feira (13). A premiação foi realizada em sessão solene no auditírio Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, e homenageou pessoas físicas e jurídicas que trabalham na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. 

A sessão foi aberta pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC/SP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O deputado leu uma mensagem do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que não pôde comparecer à cerimônia. No discurso, Maia falou do dever constitucional de todos em zelar pela população idosa: A Constituição Federal define que a família, a sociedade o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo a sua dignidade e bem-estar.

Os diretores do Sindilegis Ogib Teixeira e Magda Helena participaram da cerimônia. A premiação compõe as ações do Ano de Valorização da Pessoa Idosa, instituído com apoio do Sindicato, para a realização de palestras, eventos e ações conjuntas da Administração Pública para incentivar a valorização do idoso no País.  

Teixeira, diretor de Aposentados e Pensionistas, ressaltou que a manutenção dos direitos das pessoas idosas beneficiará toda a população, a curto ou longo prazo. Precisamos garantir que os direitos daqueles que pavimentaram os nossos sejam respeitados, direitos esses que serão de todos nís amanhã, avaliou.

As deputadas Leandre Dal Ponte (PV/PR), Carmen Zanotto (PPS/SC), Keiko Ota (PSB/SP), Zenaide Maia (PHS/RN) e Ana Perugini (PT/SP) estiveram presentes na ocasião. O Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Luiz Barbosa, e o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Amin Aur, também se sentaram à mesa durante a solenidade. 

Leandre Dal Ponte, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, agradeceu a contribuição do Sindicato às ações do Ano de Valorização da Pessoa Idosa.  

Prêmios e reconhecimento

Ao final da solenidade, foram entregues cinco prêmios a pessoas físicas ou instituições que atuam em prol dos direitos dos idosos no País. O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. 

A promotora de justiça cível do Fírum Regional do Jabaquara Anna Trotta Yaryd, a Conferência Vicentina de Lages, em Santa Catarina, o Instituto Juvino Barreto, do Rio Grande do Norte, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba (SP) e a Pastoral da Pessoa Idosa receberam a comenda pelo serviço prestado.

Compartilhe:

Veja também: