Com a oferta de taxas de empréstimos abaixo do mercado, Sindilegis abre Feirão de Oportunidades com palestras sobre educação financeira

Com o intuito de estimular bons hábitos de consumo e também promover uma melhor educação financeira em seus filiados, o Sindilegis organizou duas palestras sobre finanças na manhã da última segunda-feira (7). O evento marcou a abertura do 2º Feirão de Oportunidades: Edição Finanças e surgiu de uma iniciativa entre o Sindicato, o Sicoob Legislativo e o Legis Club Brasil.ÌâåÊ

Os painéis foram realizados no auditírio do Interlegis, no Senado Federal, e reuniu servidores da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União interessados em aprimorar sua gestão orçamentária. O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, ao abrir o evento, destacou a importância da ação. Precisamos valorizar o nosso dinheiro e, para isso, nada melhor do que sabermos como gastá-lo. Foi pensando nessa educação financeira e em auxiliar nossos filiados que organizamos a 2Ìâå» edição do Feirão.

Antes do início oficial do Feirão, os filiados puderam desfrutar de um café da manhã. A servidora do TCU Graça Duarte chegou cedo para as palestras e disse estar ansiosa para aprender dicas que melhorassem sua administração pessoal. O Sindilegis foi bem assertivo: todo mundo precisa aprender a lidar melhor com dinheiro, confessou.

A diretoria do Sindicato também compareceu em peso ao Interlegis. Os vice-presidentes do Sindilegis Paulo Cezar Alves, Paulo Martins e Paulo Zarranz, e os diretores Hélder Azevedo, Alison Souza, Magda Helena e Fátima Mosqueira estiveram presentes e conversaram com os participantes sobre a necessidade de gerir bem o seu patrimônio. Quem economiza, não passa aperto. é por isso que o Sindilegis se preocupou em organizar esse evento tão bonito hoje, afirmou Fátima Mosqueira.

Durante a semana, os 100 primeiros que se associarem ao Sindicato ganharão uma consultoria online com a Oficina das Finanças. O Feirão de Oportunidades vai até sexta-feira (11), oferecendo produtos e serviços exclusivos como empréstimos consignados para novas operações com taxas a partir de 0,99% ao mês que podem ser pagos em até 12 meses e sujeito à analise de crédito da Cooperativa.

Educação financeiraÌâåÊ

A engenheira, educadora financeira e coach Mirna Borges, dona do canal do YouTube Economirna ensinou as suas 5 regras de ouro para ter sucesso financeiro. A coach destacou que a educação financeira não requer uma boa aptidão em matemática, ao contrário do que pensa grande parte da população. Economizar é uma questão de costume, de comportamento. Se você começa a guardar um pouco todo mês, aquilo vira um hábito, explicou.ÌâåÊ

Mirna ressaltou que o mais importante na hora de planejar é estabelecer metas. Os nossos sonhos são a motivação que vão nos manter firmes em nossos objetivos. Então vamos fazer dos nossos sonhos, as nossas metas. Nada muda se você não mudar, analisou.

Mais cedo, o educador financeiro Leonardo Silva ministrou a primeira palestra do dia: Sustentabilidade Financeira.ÌâåÊ Em sua ministração, Leonardo abordou a economia comportamental teorizada pelo economista estadunidense e ganhador do Nobel de Economia, Richard Thaler. O palestrante explicou como tomadas de decisão – quando não são bem estruturadas =ÌâåÊ impactam negativamente no orçamento. é preciso ter foco de realização com o objetivo que pretendemos alcançar em mente. E de vez em quando, vamos precisar exercitar mudanças de comportamento também, explicou.

Sorteios e prêmios

No encerramento do evento, foram sorteados três cartões de débito com R$ 2 mil cada aos participantes que permaneceram até o fim da palestra. Os servidores Osmar de Jesus Miranda, Vandick Nogueira de Azevedo Maia e Sebastião Silva Magalhães Júnior foram os contemplados na premiação.ÌâåÊ

O servidor aposentado do Senado, Osmar Miranda, comemorou. O Sindilegis me dá sorte. Fiquei muito feliz com o prêmio, exclamou.