Com apoio do Sindilegis, primeira turma de MBA em Governança Legislativa é concluída na Câmara dos Deputados

Na tarde da última sexta-feira (27), no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) na Câmara dos Deputados, ocorreu a cerimônia de conclusão da primeira turma de MBA em Governança Legislativa, formada por 28 gestores da Casa – a maioria composta por assessores de diretoria, diretores de coordenação e de departamentos –, realizado pelo Programa de Educação Continuado em Gestão (PEC-Gestão), desenvolvido pelo Cefor.

O MBA em Governança Legislativa foi iniciado em agosto de 2014 e a concepção metodológica do curso foi uma proposta inovadora: público diferenciado, disciplinas organizadas em quatro eixos de conteúdo, com carga horária subdividida em módulos niveladores à distância, e módulos presenciais realizados em ambiente externo ao da Câmara dos Deputados.

Para o formando Luiz Humberto Ferreira Carneiro, o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, foi o grande diferencial, tendo em vista a premissa de aplicabilidade na Casa. Humberto explica que alguns projetos já estão sendo aplicados. “A metodologia aplicada foi muito importante para o nosso trabalho enquanto gestores e o que aprendemos durante o curso já está sendo colocado em prática,” destaca.

Ao ser elaborado, de acordo com André Rehbein Sathler Guimarães, coordenador do Programa de Pós-Graduação do Cefor, o objetivo era proporcionar um padrão de excelência em Governança Legislativa para que o gestor da Câmara dos Deputados pudesse atuar de forma inovadora e coerente com as expectativas da sociedade em relação ao poder Legislativo. “Queríamos, como produto final, aperfeiçoar os servidores em técnicas de gestão, inovação de serviços, melhorias de processos de trabalho importantes para administração no âmbito do Legislativo, sob as temáticas de governança, planejamento, gestão de pessoas, projetos e processos”, conclui.

Na avaliação de Paulo Cezar Alves, vice-presidente do Sindilegis para Câmara dos Deputados, “estamos em um momento muito propício para esse MBA e a cerimônia de conclusão expressa o reconhecimento a todos que, com profissionalismo, compartilharam seus conhecimentos e se constituíram em agentes fundamentais para o sucesso desse curso”. Ele ainda destacou que, como representante do Sindicato, “gostaria de parabenizar o esforço e a dedicação dos 28 alunos que hoje concluem a primeira turma do MBA em Governança Legislativa da Casa e dizer também que é uma grande satisfação, um orgulho participar dessa cerimônia”.

Formandos da primeira turma do MBA em Governança Legislativa

André Freire da Silva

Adriana Edenice de Mendonça Vasconcelos

Augusto Marcello Pinto Barbosa

Carlos Leonardo Bastos Silva da Rocha

Carlos Roberto Couto

Christina Lima Campos Estellita Lins

Clarissa Maia Campos de Saboya Camillo

Elaine Ribeiro Machado

Fábio da Silva Alexandre

Gilvan Figueiredo e Silva

Gisele Azevedo Rodrigues

Guilherme Brügger D’Amato

Iram de Jesus Alves Viégas

Ismael Marques Guimaraes

Leirton Sarava de Castro

Luiz Humberto Ferreira Carneiro

Maria Alice Gomes de Oliveira

Mauro Moura Severino

Natália Cavalheiro Pellicano

Orlando Egreja Neto

Rachel Moura Álvares Toledo

Renato Proença Picanço

Rodrigo Póvoa Braule Pinto

Rosineide Costa Lopes

Sandra Gaviano

Sandra Regina Moreira Costa

Simone Sarkis Teixeira Bergo

Vivianne de Santa Clara Ramos

Compartilhe:

Veja também: