Com o apoio do Sindilegis, mostra fotográfica retrata mulheres que venceram o câncer de mama

A exibição acontece de 22 a 26 de outubro, das 9h as 18h, no hall do edifício-sede do TCU

Como parte das ações de conscientização do movimento Outubro Rosa, o Tribunal de Contas da União e a Recomeçar – Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília inauguraram, nesta segunda-feira (22), a Mostra Fotográfica Viva a Vida. A exposição, que conta com o apoio do Sindilegis, retrata mulheres que tiveram câncer de mama, enfrentaram a doença e recomeçaram a vida com muito mais garra e vontade de viver. A mostra acontece até 26 de outubro, no hall do edifício-sede do TCU, e estará aberta para visitação das 9h às 18h.

A ministra do TCU Ana Arraes conduziu a abertura da exposição e destacou a importância de se realizar o diagnóstico precoce: “É uma alegria participar deste ato que, para além da conscientização, celebra também a força das mulheres. Essa campanha também representa nossa união e solidariedade, que ajuda na cura dessa doença”.

A exibição retrata 13 associadas da instituição que tiveram câncer de mama. São mulheres que querem mostrar que é possível fazer o tratamento, alcançar a cura e recomeçar a vida. As fotos de Tatiana Gama revelam a sensibilidade da artista no olhar, apresentam um resultado estético surpreendente e explicitam a redescoberta dessas mulheres sobre seu corpo e sua vida.

Quebra de paradigma

Gabriela de Alencar, estagiária de enfermagem da Diretoria de Saúde no TCU, conta que apresentou o trabalho da Recomeçar ao Tribunal para promover a saúde, mostrando que é possível sair vitoriosa: “A gente tem a ideia que ‘ah, o câncer vai me levar à morte’, mas não é bem assim. Essas 13 mulheres que estão representadas nas fotografias tiveram câncer e não morreram. E eu tenho que mostrar isso e quebrar esse paradigma com meus pacientes”.

Carlos Roberto Caixeta, Secretário-geral de Administração do TCU (Segedam), ressaltou que o Tribunal está atento a esse tipo de iniciativa: “A partir dessas fotos, temos vários exemplos de superação que nos contam histórias de sobrevivência. O diagnóstico positivo não é o fim da vida, mas o recomeço”.

Joana Jeker, fundadora da Associação, conta que a mostra tem como principal objetivo quebrar o tabu em torno da doença e mostrar que é possível superá-la: “A primeira mostra aconteceu em 2013 e, desde então, busca estimular a autoestima e ao mesmo tempo conscientizar mulheres da importância do diagnóstico precoce. Enfrentar o câncer de mama é uma fase difícil na vida de qualquer mulher, mas é possível vencer”, salienta Joana, que, em 2007, foi diagnosticada e, depois de dois anos de tratamento, foi curada. Joana lançou, no evento, o livro O Grande Encontro, que conta sua história de vida e superação, com elementos de ficção e romance também.

Para a diretora do Sindicato Simone Barbosa, a missão do Sindilegis, para além da defesa de direitos, também reside em conscientizar os filiados acerca da prevenção de doenças e cuidados com a saúde: “Ao ver a mostra, percebi a importância de amar-se. A maior prova de amor é se amar e, portanto, se cuidar. E o Outubro Rosa vem justamente pra lembrar isso às mulheres. O Sindicato, ao desempenhar um papel social, sempre apoiará essa campanha e repercutirá sua principal mensagem, a prevenção”.

Serviço:

Mostra Fotográfica Viva a Vida