LegisTech

Conferência reúne 23 Parlamentos do mundo para debater transformação digital

Casas vão compartilhar experiências dos projetos de deliberação remota que permitiram funcionamento do processo legislativo durante pandemia

O Dia Internacional da Democracia é celebrado nesta terça-feira, 15 de setembro. A data foi escolhida pela Bússola Tech para promover um evento digital global a fim de reconhecer o trabalho das diferentes Casas legislativas durante este período de transformação digital em seu processo legislativo. O LegisTech For Democracy vai reunir, pela primeira vez na história, representantes de 23 Parlamentos de diferentes países para compartilhar experiências do uso da tecnologia para a prestação de serviços públicos. Servidores das Casas vão contar como implementaram projetos de deliberação remota que os ajudaram a manter o funcionamento do Legislativo durante a pandemia de Covid-19. O LegisTech vai apresentar ideias inovadoras de países como Brasil, África do Sul, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Equador, Israel, México, Reino Unido e Ucrânia, entre outros.

“Liderança Política na Transformação Legislativa Digital” é o tema do primeiro painel. Andy Williamson, da União Inter Parlamentar; Catarina Corrêa, da Patri; e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, do Senado Federal são os painelistas. O debate será conduzido por Luís Kimaid, CEO da Bússola Tech.

Outro painel vai discutir “Transformação Legislativa Digital e Sistemas de Deliberação Remota”. Os participantes são Luís Kimaid, CEO da Bússola Tech; Mark Stodder, presidente da Xcential Legislative Technologies; Patricia Almeida, diretora da Coordenação de Inovação e Estratégia Digital da Câmara dos Deputados; e Victoria Alsina, da Univerdade de Harvard. O moderador do debate será Fábio Almeida Lopes, conselheiro da Bússola Tech.

O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza participará da abertura do evento e destacou que o parlamento brasileiro foi pioneiro na realização de sessões virtuais completas, com discussão e votação. “O Congresso brasileiro inspirou o mundo todo graças ao brilhante trabalho dos servidores da Câmara e do Senado”.

A conferência, que conta com o apoio do Sindicato, será realizada nos dias 15 e 18 de setembro. O encontro é gratuito e terá tradução simultânea dos mais diversos idiomas para o português.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://br.legistechfordemocracy.co/

Deixe seu comentário