Congresso ganha iluminação cor de rosa pela prevenção ao câncer de mama

Sindicato segue exemplo de Órgãos do Legislativo e endossa campanha sobre prevenção da doença

Os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ganharam iluminação especial em referência à campanha “Outubro Rosa”, que pauta a discussão sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero. O acendimento das luzes foi realizado na última terça-feira (1) e o Congresso Nacional permanecerá em tons de rosa até o fim do mês.

O Sindilegis, como representante de milhares de servidoras do Legislativo, endossa essa iniciativa. A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, ressaltou a importância dos exames preventivos: “A prevenção e o controle da doença por meio do exame da mamografia é essencial, pois quando o câncer é diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%”.

A campanha nasceu na década de 90, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização a respeito dos exames preventivos. A data é celebrada anualmente, pautando o assunto e possibilitando discussões a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença e é o mais recorrente entre as mulheres brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 59.700 casos novos para 2019.