Congresso reúne auditores em Fortaleza (CE) para discutir desafios e perspectivas para o futuro do Brasil

Entre os dias 4 e 6 de abril, Fortaleza (CE) recebeu auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) de todo Brasil. Os servidores participaram do 2º Congresso Internacional e 7º Congresso Nacional dos Auditores do TCU. Marcado por debates que reafirmaram a necessidade de uma mudança real nos rumos do País, o Congresso abriu espaço para uma profunda análise acerca do tema Um olhar para o futuro do Brasil: Desafios e Perspectivas. O evento foi organizado pela Auditar (União dos Auditores de Controle Externo do TCU) e reuniu mais de 100 servidores.

Dentro dessa proposta, foram debatidas questões como segurança pública, desafios da infraestrutura, Previdência Social, governança, representação política, entre outros. Como auditores do TCU, temos consciência de que a sociedade espera de nís um esforço maior do que nossa prípria função determina, explicou o presidente da Auditar, Paulo Martins.

O ministro do TCU Augusto Nardes afirmou, durante o Congresso, que para evitar o colapso do País é preciso implementar boas práticas de governança urgentemente. Também participaram do evento o ministro substituto do TCU Marcos Bem Querer, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Rholden Botelho, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Fábio Nogueira, diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Renato Dias, o secretário-geral da presidência do TCU, Rainério Rodrigues Leite, o representante da União Internacional dos Trabalhadores em Organismos de Controle, Guzman Rodriguez, e o conselheiro substituto do Ceará, Davi Barreto.

Repito sempre que a solução para a maior parte dos problemas que enfrentamos está negligenciada em repartições públicas abandonadas pelos agentes políticos, que governo apís governo insistem em ignorar a expertise técnica dos servidores públicos, selecionados a dedo pelo conhecimento que detêm entre milhares de concorrentes pelo instrumento do concurso, declarou Petrus Elesbão, que é presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU, apoiador do evento.

A programação e cobertura completa do encontro podem ser acompanhadas pelo endereço auditar.org.br/congresso.