Cultura popular e assuntos contemporâneos se unem nos livros infantis de servidor do TCU

Um misto de fantasia e cultura popular. Foi com uma linguagem atrativa e diferenciada que Antônio Carlos dos Santos, servidor do Tribunal de Contas da União, ingressou no mundo infanto-juvenil abordando um tema muito conhecido por nossas crianças: o Folclore brasileiro. 

Personagens marcantes como a Mula Sem Cabeça, o Lobisomem, a Caipora e o Saci Pererê têm suas histórias relatadas pelo servidor do TCU em 10 livros. A coletânea, intitulada Educação, Teatro e Folclore, traz uma dramaturgia densa, mas, ao mesmo tempo, alegre e divertida. 

Os livros exploram o imaginário das crianças e reacendem muito do universo popular. Mas os temas não se limitam ao folclore. De forma bastante criativa, Antônio dos Santos também insere alguns assuntos atuais, como alianças políticas, corrupção e sustentabilidade ambiental – estimulando a reflexão crítica das crianças de forma leve e bem humorada. 

O mergulho no universo cultural em consonância com a realidade vivenciada pelo país é o que diferencia as obras do servidor do TCU de tantos outros livros já lançados sobre o tema. “Ao alinhavar a cultura popular com as questões contemporâneas convido o leitor a refletir sobre nossos atuais caminhos e trajetórias. Devemos nos perguntar, diuturnamente, se, por ignorarmos nossas raízes, não estaríamos nos oferecendo a um novo e mais perverso tipo de dominação: a colonização cultural”, analisa o escritor. 

Ao todo foram quarto anos de dedicação à coletânea lançada. Segundo Antônio dos Santos, um trabalho intenso de pesquisa e entrevistas foi realizado para que, ao final do projeto, o livro tivesse a consistência e, ao mesmo tempo, a leveza desejada. 

Para adquirir as obras os interessados podem acessar o site aqui. Confira abaixo a lista dos livros lançados. 

Livro 1 – O coronel e o juízo final

Livro 2 – A noite do terror

Livro 3 – Lobisomem – O lobo que era homem

Livro 4 – Cobra Honorato

Livro 5 – A Mula sem cabeça

Livro 6 – Iara, a mãe d’água

Livro 7 – Caipora

Livro 8 – O Negrinho Pastoreiro

Livro 9 – Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10 – Saci Pererê

 

 

 

Compartilhe:

Veja também: