De exatas a humanas. Conheça o servidor que aliou TI à administração pública e ajudou a criar sistemas premiados dentro da Câmara

O servidor Marcus Chevitarese integrou equipes responsáveis pelo Camaranet, Ulysses e Sistema de Informações Eleitorais. Todos receberam prêmios de relevância

Ao que tudo indicava, Marcus Chevitarese, que ingressou na Câmara dos Deputados em 1998, seria o responsável por exercer atribuições unicamente técnicas. Nomeado como analista de informática legislativa, o servidor passou a ocupar o cargo dentro do Cenin, que mais tarde se tornaria a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec). Mas não foi esse caminho que o servidor resolveu trilhar.

Graduado em informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Chevitarese decidiu que precisava conhecer mais sobre o funcionamento da Casa que atuava e sobre o serviço público. Foi aí que em 2004 ele iniciou um mestrado em Administração Pública em ênfase em Gestão da Informação. Mais tarde, o servidor fez doutorado em Ciências Políticas e se especializou em estudos eleitorais.

A expertise em áreas tão distintas da formação original o possibilitou expandir os horizontes e garantir grandes avanços no desenvolvimento dos trabalhos dentro da Câmara dos Deputados. Em 2016, um grupo de trabalho coordenado  pela Consultoria Legislativa e com liderança técnica do Marcus, com o apoio da então Seção de Administração de Dados e Informações Gerenciais (Sedig), lançou o Sistema de Informações Eleitorais (Siele), um programa que facilita a análise de dados relativos às eleições gerais de 2010 e de 2014 e às eleições municipais de 2012. A iniciativa recebeu Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, o e-Gov.

Mas o servidor não parou por aí. Apaixonado por trabalhos interdisciplinares, Chevitarese e outros servidores de diversas áreas da Câmara se uniram em prol da criação do portal corporativo da Casa – o Camaranet. Após cerca de dois anos de trabalho, o projeto saiu do papel e mais uma vez o esforço foi digno de prêmio.

“Recebermos o Grand Prix na área portais públicos. O Camaranet foi considerado o melhor portal público do Brasil naquele ano”, lembra com orgulho Chevitarese.

Em 2018 ele também fez parte da equipe responsável pelo Ulysses, uma iniciativa de inteligência artificial da Câmara, que já vendo sendo reconhecido pelas diversas funcionalidades e benefícios ofertados.

Gente que Inspira

Por todo engajamento e esforço para fazer as ideias acontecerem e garantir o melhor funcionamento dos trabalhos dentro da Casa, Marcus Chevitarese recebeu, no dia 28 de outubro, honraria do Sindilegis durante a premiação “Gente que Inspira”.

O programa de valorização do Sindilegis busca levar ao conhecimento da sociedade e de outros servidores públicos iniciativas gestadas no âmbito da Câmara, Senado e TCU, que têm revolucionado a Administração e o serviço públicos.

Durante o prêmio, Chevitarese agradeceu o apoio de toda equipe do Ditec, em especial para tornar real o software de inteligência artificial intitulado Ulysses.  Ressaltou ainda que, em todas as iniciativas citadas, teve o privilégio de trabalhar com pessoas competentes e comprometidas e que o mérito é sempre de toda a equipe, nunca de uma só pessoa.

Apoio da Câmara

Por todas as conquistas, Marcus acredita que o apoio da Câmara dos Deputados foi fundamental. A Casa possibilitou que ele fizesse um mestrado entre 2004 e 2006 e, segundo ele, todo conhecimento retornou em ações e melhorias para a própria Câmara.

Para os próximos anos, Chevitarese acredita que os servidores precisam aprender a se comunicar melhor com a sociedade e mostrar toda sua excelência. “A sociedade merece saber o que é feito com o dinheiro dos impostos. Sou totalmente favorável à transparência e favorável a iniciativas como a Lei de Acesso à Informação. O servidor tem que melhorar suas habilidades de comunicação. Comunicar bem com os seus colegas, com outros departamentos dentro do seu órgão e comunicar bem com a sociedade”, pontua o servidor.

Compartilhe:

Veja também: