DF ganha Centro de assistência à saúde da mulher

As mulheres do Distrito Federal ganharam mais um espaço de assistência integral à saúde. Na última segunda-feira (23), o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou o Centro especializado de Saúde da Mulher (Cesmu). Localizado na 514 Sul, o local vai atender mulheres com suspeita de câncer, diabetes, hiper/hipotireoidismo, com obesidade e em situação de violência. A estimativa é que sejam realizados cerca de quatro mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e com equipe multidisciplinar.

O Cesmu conta com uma equipe ampla e com atuação em diversas especialidades como ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia, homeopatia e acupuntura. O encaminhamento para atendimento no local será feito pelas unidades básicas de Saúde (UBSs), que entenderem como necessário o suporte do Centro a essas pacientes.

“Muitas mulheres se veem desamparadas diante de certas situações, mas nós não podemos deixá-las sem assistência. Para isso, é fundamental que o governo, entidades e pessoas comuns olhem para essas mulheres e deem o suporte necessário. Criação de espaços como o inaugurado pelo GDF é extremamente importante para garantir a saúde da mulher”, disse a diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira.

A Clínica da Mulher é uma ação integrada de governo e envolveu as secretarias da Mulher, Saúde, Economia e Governo e a Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), responsável pelo fornecimento da mão de obra.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, garantiu que o GDF tem feito bastante ao “entregar obras e um espaço importante como esse, relacionado à saúde da mulher, que não diz respeito a pandemia, mas ao atendimento integrado”.