“Homens ainda são os que mais ocupam cargos executivos”, aponta especialista Lucelena Ferreira

Em comemoração ao mês do servidor, Primeira-Secretaria da Câmara dos Deputados promoveu palestra para discutir igualdade de gênero nas equipes

“As mulheres já abraçaram o local de trabalho, mas os homens ainda não abraçaram as tarefas domésticas”. É o que afirma a educadora e escritora premiada Lucelena Ferreira, em palestra proferida nesta quinta-feira (17), no Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor), para debater “Diversidade e Igualdade de Gênero no ambiente de trabalho”.

A palestra faz parte da programação da Câmara dos Deputados, encabeçada pela Primeira-Secretaria e que conta com apoio do Sindilegis, para homenagear servidores pelo dia 28 de outubro.

Segundo Lucelena, apesar de os avanços das mulheres em relação ao espaço de trabalho, a estimativa de ocupação de cargos executivos e superiores ainda é pouco por parte delas. “Não é uma questão de competência. Diversos experimentos demonstram que existem barreiras invisíveis, conhecidas como ‘Labirinto de Cristal’, que acabam favorecendo homens brancos e heterossexuais em detrimento de mulheres, negros e LGBTs no ambiente de trabalho”.

Entender a importância da diversidade e da igualdade de gênero para a construção de equipes com alto desempenho é fundamental para que qualquer empresa ou entidade pública possa caminhar rumo a uma sociedade mais igualitária e voltada para o progresso. “Por isso, mais do que nunca é necessário que os líderes estejam comprometidos com a inclusão para que equipes cada vez mais diversas e heterogêneas possam ter espaço no mercado de trabalho”, apontou Lucelena.

Sobre Lucelena Ferreira

A palestrante é Doutora em Educação pela PUC-Rio e Doutora em Letras pela PUC-Rio/École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris/França; Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ, Economista pela PUC-Rio; Possui formação em Gênero e Liderança pela Stanford University – Califórnia/US; Possui mais de vinte anos de carreira como escritora premiada, pesquisadora e professora de pós-graduação (PUC-Rio, Ibmec, Trevisan) nas áreas de Liderança, Ética e Comunicação Empresarial. É autora do livro “Mulheres na Liderança: obstáculos de gênero nas empresas e estratégias de superação”, publicado em 2019.

Compartilhe:

Veja também: