Em parceria com o Sindilegis, Senado realiza programação especial em homenagem às crianças

Pensando em unir o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, com uma boa aula de história e funcionamento do Congresso Nacional para os pequenos, o Senado Federal realizou, em parceria com o Sindilegis e a Assefe, uma programação diferenciada para a garotada, os pais e os responsáveis.

Na manhã e tarde da última sexta-feira (9), o Salão Negro do Congresso Nacional foi tomado pelos pequenos, que participaram de atividades lúdicas com o objetivo de integrá-los ao trabalho dos pais e conhecerem um pouco mais sobre as atividades desempenhadas por aqueles que atuam nas Casas legislativas.

A programação, realizada em uma já tradicional parceria do Senado com o escritor Ziraldo, teve como tema o Menino Maluquinho e foi dividida em duas etapas: primeiro, um momento de integração com os pais. Segundo, um tour guiado pelo Senado Federal com três personalidades importantes para a história do órgão: Juscelino Kubitschek, Princesa Isabel e Rui Barbosa. À medida que iam conhecendo pontos importantes do Senado, os personagens interagiam com os pequenos, por meio de uma linguagem de fácil acesso e didática.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, enalteceu a iniciativa da Casa em proporcionar uma atividade diferente para homenagear as crianças. “Nós acreditamos que ações como estas são fundamentais para a valorização dos servidores e para criarmos momentos de interação entre pais e filhos. Temos uma rotina de trabalho muito atribulada, e quando nos deparamos com atividades diversificadas, que promovem essa integração, nada mais justo do que oferecer todo o apoio que for necessário”, revelou.

Material de pintura, revistinha, cola, tesoura e muitos objetos estiveram à disposição dos pais e filhos no primeiro momento de atividade, criando situações de integração entre ambos. Para Márcia Yamaguti Cherubini, coordenadora de Gestão de Eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, a parceria com o Sindilegis foi importantíssima para viabilizar um evento de integração entre os familiares e para proporcionar momentos diferenciados entre os servidores.

“Este trabalho foi realizado em conjunto com a Diretoria-Geral do Senado e outras áreas corresponsáveis aqui pela Casa, bem como o Sindilegis, cuja parceria foi importante para podermos viabilizar essas comemorações em relação ao Dia das Crianças. Fizemos isso porque existe uma curiosidade muito grande dos pequenos em conhecerem o trabalho dos pais. E, no nosso dia a dia, não é possível trazê-los para cá. Então, juntamos o Dia das Crianças com essa oportunidade de interação, para que todo o público interno do Senado pudesse ter essa experiência de trazer os seus filhos pra cá para que conhecessem onde os seus pais, tios, avós, trabalham”, comunicou.