Entidades da Câmara e do Senado unidas contra a PEC da Rachadinha

Articulação de frentes de atuação para defender o serviço público pautou reunião sobre a reforma administrativa (PEC 32/20)

“Uma andorinha só não faz verão” pode até ser um simples ditado popular, mas nunca esteve tão em voga em tempos de ataque aos servidores. Nesta segunda-feira (14), representantes das entidades de servidores da Câmara, do Senado e do TCU – Sindilegis, Aslegis, Alesfe, Unalegis e Comsefe – estiveram virtualmente reunidos e engajados em impedir que a PEC 32/20, também chamada de PEC da Rachadinha, desmonte o serviço público e abra espaço para apadrinhamento político.

A proposta começou a tramitar na comissão especial da Câmara dos Deputados, onde há discussões de mérito e possibilidades de mudanças na matéria. As entidades pretendem atuar em duas frentes estratégicas: junto aos deputados integrantes do colegiado e por meio de campanha de mídia.

Articulação Política – Entre as ações, as entidades irão agendar audiências virtuais com os parlamentares, bem como garantir a voz dos servidores em uma das audiências da Comissão. Em paralelo, há estudos para apresentação de emendas e coleta de assinaturas para respectiva validação. Também há um grande esforço de mobilização das bases eleitorais nos estados, com a união de centenas de sindicatos e associações por meio do Movimento Basta.

Mídia – Além da realização de lives explicativas do Café com Política do Sindilegis, gravação de podcasts técnicos da Alesfe, publicação de matérias nos sites institucionais e redes sociais, haverá uma ampla campanha de divulgação on-line e off-line em todo o Brasil.

Estiveram presentes a equipe técnica do Sindilegis e os diretores Alison Souza; Fátima Mosqueira e Magda Helena Tavares; o presidente da Aslegis, Claudionor Rocha; o diretor da Comsefe e da Unalegis, Carlos Brescianini; e o assessor de comunicação da Alesfe, Lucas Vicente.

“Esse é um momento importante de união e, com o nosso conhecimento técnico, podemos e queremos contribuir para que as ações das entidades sejam eficazes. Só assim iremos conseguir barrar uma PEC tão ruim para o nosso país como essa”, ressaltou Brescianini.