Estabilidade é o foco de segunda edição da série especial Café com Política – Reforma Administrativa

Fórum digital vai abordar impactos das mudanças das regras do serviço público em análise no Congresso Nacional, por meio da PEC 32/2020

O que está em jogo com a flexibilização da estabilidade do servidor? As mudanças na Constituição vão garantir maior produtividade e efetividade dos serviços públicos? Essas e outras dúvidas serão debatidas no segundo episódio da série especial do Sindilegis Café com Política – Reforma Administrativa.

Desta vez, o fórum virtual vai debater um dos pontos mais polêmicos que a proposta do governo federal – enviada ao Congresso por meio da PEC 32/2020 – pretende alterar: a estabilidade dos servidores públicos. O Sindilegis convidou um time de especialistas para discutir o assunto na próxima segunda-feira (05/10), às 18h. A transmissão será feita pelo canal do Sindicato no YouTube.

O texto apresentado pelo governo no início de setembro acaba com a estabilidade para os novos servidores em várias carreiras. Pela proposta, haverá cinco regimes de contratação. Apenas os cargos típicos de Estado terão direito à estabilidade após três anos no serviço público. Nas outras modalidades – cargos por prazo indeterminado e contrato por prazo determinado – os novos servidores seriam admitidos via concurso público, mas sem estabilidade. Já os cargos de liderança e assessoramento seriam ocupados em parte via “processo de seleção simplificado”, ainda não detalhado, e outra parte via indicação. O texto prevê ainda que todos os aprovados em concurso público passarão um período sob o contrato de experiência.

Os painelistas convidados são Marcelo Ramos, deputado federal (PL-AM), advogado e professor universitário; e Adriana Shier, pós-doutora em Direito Público, doutora em Direito e vice-presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo.

O moderador da live será Cid Queiroz, jornalista da TV Câmara e especialista em Ciência Política. A jornalista debatedora será Dora Kramer, escritora, colunista da Revista Veja e comentarista política da Rádio BandNews FM. O servidor do TCU e vice-presidente do Sindilegis, Alison Souza, também participa do fórum.

Serviço
Série especial Café com Política – Reforma Administrativa
Episódio II – Estabilidade do servidor
Data: 05/10
Horário: 18h
Onde: Canal do Sindilegis no Youtube

Compartilhe:

Veja também: