Exemplo de resiliência e coragem. Conheça a trajetória do servidor José Afonso Braga

Homenageado no Gente que Inspira 2020, o servidor do Senado criou um aplicativo para facilitar o processo de conversação de pessoas com deficiência

Natural de Belo Horizonte (MG), José Afonso Braga veio ainda criança para Brasília. Na cidade repleta de concursos públicos, ele cresceu, estudou, constituiu família e realizou sonhos. Entre eles, tornou-se servidor do Senado Federal. O interesse pelo setor público nasceu por influência do pai. “Ele era servidor e sempre demonstrou muito orgulho do seu trabalho”, ressalta.

Formado em Engenharia de software, José sonhava em atuar na área de informática do Senado. A meta foi alcançada em 2002. Naquele ano, ele tomou posse como servidor da Casa e foi trabalhar na Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). “Logo que entrei na faculdade, conheci o Senado e decidi que um dia iria trabalhar ali. Essa sempre foi uma das minhas prioridades. Demorou um pouco, mas consegui”, destaca.

“Compromisso”. É assim que José Afonso define a carreira pública. “Nos meus quase 20 anos de serviço público, tive o privilégio de trabalhar em vários projetos que me davam a grata certeza de que o povo brasileiro estava sendo bem assistido. Nesses momentos, eu sabia que era um verdadeiro servidor público”, enfatiza.

Em 2013, o servidor era responsável por diversas equipes responsáveis pela Internet, Intranet e pelos Sistemas de Inteligência do Negócio (Business Intelligence). O ano foi um divisor de águas na trajetória de José Afonso. A vida do servidor sofreu um revés: ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

“Estava com 42 anos e no auge da minha vida pessoal e profissional. Eu tinha uma esposa encantadora, três filhos maravilhosos e um alto cargo executivo em um dos órgãos públicos federais mais importantes do país. Tudo era perfeito! Foi como receber uma sentença de morte. A partir daí, tudo mudou, meu mundo foi destruído, meus sonhos despedaçados. A adaptação às mudanças não foi rápida e, muito menos, fácil”, conta.

O avanço rápido da doença rara e degenerativa o levou a aposentar-se precocemente por invalidez permanente. No entanto, José Afonso não se deixou abater pelas limitações físicas e complicações da doença. O engenheiro de software resolveu colocar em prática a experiência em informática e desenvolveu o aplicativo WeCanSpeak (Nós podemos falar) para auxiliar pessoas com deficiência na fala. O app, que faz a conversão de texto em fala, pode ser baixado gratuitamente e é utilizado em mais de 80 países por mais de 1.400 pessoas. A experiência é muito gratificante, ele diz: “Poder ajudar o próximo com o meu trabalho, mesmo com todas as minhas limitações físicas, é uma bênção”.

Casado com Valéria e pai de Isabella, Gabriel e Carolina, José é cercado pelo amor da família e apoio dos amigos. Ele é enfático ao destacar que, sem esse suporte, não teria conseguido seguir adiante. Para o criador do WeCanSpeak, o prêmio Gente que Inspira do Sindilegis trouxe ainda mais alegria. “Eu já me sentia motivado. Agora então, esse sentimento só aumentou. Esse prêmio é mais um incentivo para eu continuar enfrentando a ELA com todas as forças e eu o dedico a todos que estão comigo nessa jornada, principalmente minha esposa e meus filhos”, celebrou.