Exposição de Arte Múltipla do Sindilegis é inaugurada com diversas obras de aposentados e pensionistas

Livros, pinturas, vasos, poemas e canto. Tudo isso reunido em uma mesma exposição e em uma harmonia única. Foi nesta sintonia que foi inaugurada, nesta quarta-feira (28), a I Exposição de Arte Múltipla de Aposentados e Pensionistas realizada pelo Sindilegis. Diversas obras estão expostas ao público no Espaço Cultural do Congresso Nacional, localizado no corredor entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a caminho do Anexo 1.

Servidores do Legislativo e do Tribunal de Contas da União, que muito contribuíram para o avanço dos trabalhos nas Casas, agora têm a oportunidade de mostrar que a aposentadoria os permitiu expandir horizontes e adquirir habilidades únicas e talentos verdadeiros.

“Para mim, isso aqui é muito importante, pois não sou uma artista renomada, mas me sinto bem expondo os trabalhos que faço por prazer e como uma forma de distração”, revela Dina Vellasco, aposentada da Câmara dos Deputados que cedeu quadro para a exposição.

Logo na abertura do evento, cantores, que também são servidores das Casas, deram ritmo aos trabalhos e chamaram atenção das pessoas que passavam pelo local. A servidora do TCU, Cristina Collusso, e o coordenador Setorial de Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação Social do Sindilegis no TCU, Astrogildo Franco, servidor do TCU fizeram apresentações marcantes.

De acordo com o diretor de aposentados e pensionistas do Sindilegis, Ogib Teixeira, esse evento foi uma estratégia adotada por sua Diretoria para integrar os servidores ativos com os aposentados, além de instigar os filiados a fazerem algo diferente e saírem da rotina.

“Sou aposentado e visto a camisa da minha categoria. Sei que os aposentados e pensionistas são pouco prestigiados e têm menos oportunidades, pois eles costumam se refugiar nas suas casas. Então, a promoção desse tipo de evento visa reunir, aglutinar e fazer reviver o encontro entre amigos, trazendo muita alegria”, enalteceu Teixeira.

A curadora da mostra, Flavita Boeckel, explicou que o evento é um marco em Brasília por reunir diversas manifestações culturais em uma mesma exposição. Ela acredita que isso reforça a imagem do Sindilegis como um promotor da arte e da cultura.

“As coisas ainda acontecem de forma muito morosa no Brasil, mas a cultura e a arte, com um esforço único dos artistas, vão vencer. Queremos, no ano que vem, ter uma arte múltipla com mais participações e com outros aposentados que poderão apresentar os seus trabalhos”, destacou a curadora.

A coordenadora de aposentados e pensionistas do Sindilegis para o TCU, Joana D’arc Genovese, também acredita que a exposição trará muitos frutos. “O que estamos trazendo aqui para vocês, tanto os aposentados quanto os ativos, é que cada um tenha sempre a canção de esperança dentro de vocês. No próximo ano, queremos que esse evento se expanda e tenhamos muito mais participantes”, declarou.

A exposição inaugurada no Dia do Servidor vai até o dia 6 de novembro no Espaço Cultural do Congresso Nacional. A entrada é gratuita e aberta ao público no horário de funcionamento do Congresso.

Compartilhe:

Veja também: