Exposição Nossas Cores Nossos Traços é inaugurada no Senado com obras de servidoras aposentadas e pensionistas

A solenidade de abertura foi nesta segunda-feira (8). O acervo mostra o talento de grandes artistas

O Sindilegis inaugurou, nesta segunda-feira (8), a exposição Nossas Cores Nossos Traços. A exibição apresenta quadros inspiradores pintados por servidoras aposentadas e pensionistas da Câmara dos Deputados, que descobriram o talento artístico depois de anos de dedicação ao serviço público. Participaram da abertura da exposição o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves e o diretor José Maurício de Souza. A exposição fica aberta até 11 de outubro, no espaço Ivandro Cunha, no Senado Federal.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, disse que se orgulha muito de ver servidoras aposentadas se redescobrindo por meio da pintura: “Me sinto particularmente inspirado pelas obras dessas grandes artistas. Pensamos nesse evento para apresentar os novos talentos do Legislativo, que agora contribuem com as artes plásticas no Brasil. Para mim, essas servidoras estão no mesmo patamar de grandes pintores brasileiros e estrangeiros”, destacou.

Ao prestigiar a exposição, o vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves ficou motivado em seguir o mesmo caminho que as colegas: “Quem sabe depois de me aposentar eu não entro na oficina? Nem que seja pra segurar a tinta e o pincel de vocês, já que não estou no mesmo nível”, brincou.

O diretor José Maurício, um dos idealizadores da Exposição, ressaltou que o Sindicato está tentando se organizar para prestigiar cada vez mais seus filiados: “Cada funcionário do Sindilegis está dando o melhor de si para fazer que nossos filiados sejam vistos e reconhecidos, como está acontecendo nesse evento”.

Sindilegis recebe obra exclusiva

Em agradecimento ao Sindilegis, a servidora artista Céres Charnaux Sertã pintou o quadro “Servidor Invisível”, que simboliza o modo como os servidores não eram reconhecidos pelas entidades representativas e passou a ser depois da criação do Sindicato. “Antes, o servidor era invisível. Éramos tentáculos da justiça, educação, entre outros pilares, mas ninguém nos via. Essa visão mudou com o Sindilegis, que se dedicou para nos representar e lutar pelos nossos direitos perante o Congresso Nacional”, lembrou.

A presidente da ASA-CD, Maria Elisa, enfatizou que está muito feliz com o congraçamento entre o Sindilegis e a Associação: “Cada momento idealizado para nossos associados e filiados ao Sindicato vai se somando para termos cada vez mais representatividade e, também, felicidade”, considerou.

O secretário de Gestão de Pessoas, Paulo Meira, prestigiou a abertura da exposição e agradeceu o Sindilegis por sempre se empenhar em projetos como esse, “de valorização da vida”: “O presidente Petrus sempre coloca o foco na valorização e respeito ao idoso. Um evento como esse, que pega o talento desses servidores e enaltece, é muito nobre e valorizo. Parabéns ao Sindicato pelas três décadas de atuação, com uma programação de reconhecimento do servidor”, ressaltou.