#FicaADica: ginástica laboral para amenizar dores no home office

Ambiente caseiro inapropriado para o teletrabalho e má postura geram dores intensas. Exercícios simples elaborados por equipe do Senado prometem alívio do mal estar

 

Com os novos tempos de pandemia e home office, muitos “escritórios” foram improvisados. E nem sempre o ambiente caseiro é adequado para a jornada de trabalho. Muitos trabalhadores têm que utilizar as mesas e cadeiras da sala de jantar ou da cozinha para cumprir o expediente. Outros passam muito tempo sentados no sofá ou na cama. Com isso, as dores na coluna têm feito parte da rotina de muita gente. Pensando na saúde dos servidores, o Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho (SESOQVT) do Senado tem elaborado vídeos de ginástica laboral para aliviar as dores. O #FicaADica, #FicaEmCasa de hoje traz uma série de exercícios de alongamento que podem ser praticados facilmente em casa.

 

O objetivo dos exercícios da ginástica laboral é prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional.  De acordo com a chefe do SESOQVT, Marina Vahle, a ideia dos vídeos surgiu antes da pandemia e tem o intuito de alcançar mais servidores. “Nós temos uma equipe pequena para percorrer o Senado e muitas pessoas não conseguem fazer a ginástica presencial. Com a pandemia vieram desafios e precisamos dar suporte para os servidores que estão trabalhando em casa. O home office não é ergonômico, pois as cadeiras e mesas não são apropriadas. Os exercícios propostos nos vídeos aliviam as dores ocupacionais do teletrabalho”, afirmou.

 

O coordenador do Programa de Ginástica Laboral, Edísio Sobreira, explica que a ergonomia consiste em melhorar o ambiente de trabalho para amenizar as dores. “Nós recebemos muitas reclamações de servidores que estão sentindo dores nas costas, no pescoço, na lombar e nas articulações. Muita gente tem reclamado também de problemas como varizes. A ginástica laboral traz exercícios compensatórios para romper esse ciclo equivocado em que a pessoa fica muitas horas sentada. Procuramos disponibilizar os vídeos de um modo bem didático para que os servidores possam realizar os exercícios em casa”, declarou.

 

  • Os professores de Educação Física do Senado elaboraram 10 exercícios para aliviar as dores nas costas de quem está em home office. Confira aqui o vídeo.
  • Você sabe organizar o seu local de trabalho para exercer o home office com conforto e segurança? Neste vídeo o médico do trabalho do Senado, Dr. Hugo Castro dá dicas de postura e ensina a ajustar o posto de trabalho de forma ergonômica. Veja aqui:.
  • A automassagem é indicada para ajudar a aliviar a tensão do dia a dia, principalmente para quem trabalha muito tempo sentado ou se encontra frequentemente em situação de estresse. Veja aqui exercícios para aliviar dores localizadas:

 

  • Veja aqui exercícios para a ativação da circulação sanguínea dos membros inferiores;
  • Neste vídeo, exercícios para fortalecimento dos membros superiores;
  • Exercícios para fortalecimento dos membros inferiores;
  • Ginástica para lubrificação das articulações e exercícios de alongamento;
  • Alongamento dos membros inferiores; e
  • Assista aqui exercícios de ginástica ocular.

 

 

Compartilhe:

Veja também: