exp happiness

#FicaADica: 7 documentários para começar o ano com boas reflexões

Sindilegis preparou curadoria especial com indicações de documentários que abordam questões como felicidade, saúde mental e histórias inspiradoras

O ano novo com certeza não começou da maneira que muitos de nós gostaríamos. Após um ano difícil de pandemia, a segunda onda de Covid-19 já ceifou mais de 200 mil vidas de brasileiros. Em meio a esse contexto triste e caótico, somos constantemente bombardeados com notícias e informações que impactam negativamente no nosso humor.

Por isso, para começar 2021 com boas reflexões e semear um pouco de otimismo e esperança, o Sindilegis preparou uma curadoria especial com dicas de documentários que abordam questões como saúde mental, felicidade e histórias inspiradoras. Todas as produções estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix.

1) Em Busca do Bem-Estar (2020)

Um cinegrafista estressado parte em uma jornada de descobertas acompanhado por dois monges, um deles é conhecido como “o homem mais feliz do mundo”.

 

2) Headspace: meditação guiada (2021)

Que tal começar o ano com novos hábitos? A Netflix, em parceria com a Headspace, lançou a série “Meditação Guiada”, que explora a base da meditação e como ela pode nos ajudar a estar mais presentes e menos distraídos na vida cotidiana. Cada episódio foca em um benefício diferente (do controle do estresse à adoção da gratidão) e começa ensinando a abordagem e as técnicas e, depois, finaliza com uma meditação guiada. Andy Puddicombe, cofundador da Headspace e ex-monge budista, conduz cada passo ao narrar os oito episódios de 20 minutos. Sua voz é acompanhada por uma animação divertida e uma música relaxante. A série também será legendada e dublada em 30 idiomas.

 

3) Heal – O Poder da Mente (2017)

O filme traz como tema o poder da mente para a cura de sintomas físicos. Nele são mostradas diversas entrevistas com personalidades entre cientistas, médiuns e líderes espirituais e abordados casos de curas físicas a partir de tratamentos alternativos.

 

4) Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020)

Em Woodstock, nos anos de 1970, acontecia mais do que sexo, drogas e rock and roll. Neste documentário com produção executiva de Michelle e Barack Obama, você acompanha como um grupo de jovens mudou o conceito de inclusão social.

 

5) AmarElo: É tudo para Ontem (2020)

A partir de um exercício de reflexão, Emicida contextualiza dez acontecimentos importantes que são fundamentais para entender o pensamento negro no país e, consequentemente, seu sucesso como rapper no Brasil.

 

6) Minimalismo Já (2021)

Já ouviu aquela máxima que afirma que “menos é mais”? Nessa produção, dois amigos fazem do minimalismo um verdadeiro movimento para dar mais sentido à vida.

 

7) Destino Felicidade (2017)

O documentário mostra a história do cineasta Felix Starck e da cantora Selima Taibi que, acompanhados do seu fiel cachorro Ruddi, partem uma incrível viagem para cruzar o continente americano.

3