#FicaADica: aprenda a História do Brasil e do Mundo com vídeos do YouTube

Em tempos de pandemia e isolamento social, internet se mostra excelente para somar entretenimento e aprendizado

 

Você sabe quem foi Maria da Glória, a única rainha brasileira? Conhece a história de Chalaça, um amigo pessoal de D. Pedro I? Já ouviu sobre Nilo Peçanha, o primeiro presidente negro do Brasil? Se você era do tipo de aluno que dormia durante as aulas na escola, provavelmente perdeu alguns desses temas.

Em tempos de pandemia e isolamento social, a internet se mostrou uma maneira excelente de somar entretenimento e conhecimento e aprender mais sobre a História do país e do Mundo com vídeos didáticos, que desconstroem conceitos ultrapassados e vão te ajudar a entender  sobre o passado de nossa sociedade.

Pensando em ajudar os filiados que gostam de estudar História, o Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com três canais de youtubers brasileiros que possuem conteúdos relacionados à disciplina.

  • Nostalgia

 

O canal comandado por Felipe Castanhari é o mais antigo da lista. Criada em 2011, a página soma um número surpreendente de 12 milhões de inscritos. Com a popularidade do canal aumentando, Felipe passou a investir em conteúdos mais diversificados e possuem nove quadros fixos que abordam temas relacionados à música, História, cultura pop, ciências e atualidades.  Além do original Programa Nostalgia, vale a pena conferir as playlists dos quadros Nostalgia História, Em Pauta, Histórias Nostálgicas e Conexão-histórica.

O vídeo mais assistido do canal sobre o tema é um em que o YouTuber explica como seria “um dia em Chernobyl”, abordando os impactos do desastre nuclear.

Assista ao vídeo:

Link para o canal.

 

  • Buenas Ideias

 

Criado em 2017 pelo pesquisador e escritor Eduardo Bueno, o canal conta com mais de 700 mil inscritos. A página apresenta os programas “Não Vai Cair no ENEM”, toda quarta às 11h; e “Ora, pílulas”, domingos às 11h. Além disso, há ainda vídeos exclusivos, criados especialmente para membros patrocinadores do canal, publicados a cada 15 dias.

 

O vídeo mais assistido do canal aborda a “ditadura militar no Brasil”.

Assista ao vídeo:

Link para o canal.

 

  • Nerdologia

 

O canal aborda temas relacionados às ciências naturais, explicados pelo biólogo Átila Iamarino, e também à História, apresentados pelo historiador Filipe Figueiredo.  Criado em 2010, a página já soma quase 3 milhões de inscritos. Juntos, os YouTubers produzem análises científicas sobre a cultura nerd e apresentam uma playlist de vídeos sobre história. Novos vídeos são publicados às terças e quintas.

 

O vídeo mais assistido do canal, sobre História, é um que aborda o Oriente Médio.

Assista ao vídeo:

Link para o canal.

 

 

Compartilhe:

Veja também: