#FicaADica: Cinco filmes que abordam temas de saúde mental

A campanha Setembro Amarelo, para valorização da vida e prevenção ao suicídio, acontece durante todo o mês e por isso, o Sindilegis preparou curadoria especial de obras para refletir sobre o tema

 

Setembro começou e trouxe consigo muito mais que a iminência da Primavera. Desde 2015, o mês é dedicado à valorização da vida e prevenção ao suicídio. A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo pautar temas relacionados à saúde mental e desconstruir estigmas relacionados à depressão e outros transtornos.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Além disso, 17% dos brasileiros já cogitaram, em algum momento, tirar a própria vida.

O Sindilegis entende que tais temas devem ser abordados por conta de sua relevância social e por isso preparou esta curadoria com indicações de filmes que refletem sobre o tema e enriquecem o debate. Confira!

  • Virgens Suicidas (1999):

O filme de Sofia Coppola retrata os desdobramentos de uma família de classe média americana que perde uma de suas integrantes aos 13 anos, vítima de suicídio.

O filme retrata a ineficácia e os perigos ao se tratar o assunto como “tabu”.

 

 

  • Bicho de Sete Cabeças (2000):

Primeiro filme dirigido por Laís Bodanzky e inspirado no livro Cantos dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.  O longa narra a relação complicada entre um filho com seu rígido pai.  Wilson (Othon Bastos) interna Neto (Rodrigo Santoro) em um manicômio após encontrar um cigarro de maconha nos pertences do filho. Na instituição, o rapaz enfrentará terríveis condições de tratamento.

 

  • Veronika decide morrer (2009):

 

Baseado no best-seller homônimo do autor brasileiro Paulo Coelho, o filme retrata a vida da jovem Veronika. Aos 20 anos de idade, Veronika se sente vazia e deprimida e decide cometer suicídio por overdose, mas sobrevive. A tentativa, porém, deixa danos irreversíveis, com os quais ela terá que conviver.

 

  • Melancolia (2011)

 

O longa do diretor dinamarquês Lars Von Trier foi inspirado na própria depressão do diretor e na sua observação de outras pessoas deprimidas.

A obra, de roteiro fantasioso, aborda a história de duas irmãs que têm um relacionamento conflituoso e cuja dinâmica se intensifica frente a uma catástrofe iminente.

  • As vantagens de ser invisível (2012):

 

Charlie é um jovem tímido e fechado que luta para se recuperar de uma depressão depois de perder seu único amigo, que se suicidou. Dois novos amigos contribuem no processo de ressocialização e superação de traumas do passado.

 

 

 

Compartilhe:

Veja também: