#Ficaadica de saúde: Corpo e mente saudáveis na quarentena

Confira algumas dicas de exercícios e meditação para cuidar da sua saúde física e mental durante o isolamento social

 

Praticar o autocuidado para manter o equilíbrio é um dos desafios neste período de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus. Ficar em casa não pode ser sinônimo de descuido com a saúde física e mental. Apesar das mudanças na rotina para prevenir o contágio pela Covid-19, a tecnologia permite a manutenção da prática de hábitos saudáveis por meio das redes sociais e plataformas de streaming. Na série #Ficaadica, #Ficaemcasa, o Sindilegis separou algumas dicas de bem-estar para você neste momento desafiador em que muitas vezes temos que lidar com o medo e a ansiedade.

Com as academias e os parques fechados, as pessoas estão tendo que se reinventar e adaptar a prática de exercícios físicos em casa. Diversos profissionais da área têm divulgado treinos pela internet. Personal trainer de celebridades como Anitta, Angélica, Bruna Marquezine, Grazi Massafera e Sabrina Sato, o professor Chico Salgado, está fazendo sucesso no Instagram. O educador físico está fazendo lives em que se exercita junto com as famosas, cada um na própria casa. Segundo ele, é importante que todos continuem se cuidando e mantendo o corpo ativo porque os treinos são excelentes válvulas de escape para aliviar o estresse do confinamento.

Além do peso do corpo, o profissional indica o uso de objetos como garrafas de água de 1,5 litro e cadeiras para auxiliar nos treinos. Salgado ressalta nas transmissões ao vivo que quem está se exercitando em casa deve ter consciência atlética e respeitar os próprios limites.

O personal Alexandre Alves, de Brasília, está produzindo conteúdo no Instagram sobre como lidar com as adversidades da pandemia. “As pessoas estão tendo muitas dificuldades com a rotina e o sono. Uma série de problemas emocionais estão surgindo por conta do estresse e da ansiedade. Eu busco trazer conteúdo de qualidade para informar melhor a todos”, afirmou.

De segunda a sexta-feira, o treinador faz lives com o tema “Ritual Matinal”, em que dá dicas de alongamento, respiração e meditação. “A ideia é acordar cedo, ativar o corpo, e fortalecer os pulmões e a mente”, explicou.

Inspirar, expirar, respirar – A prática da meditação é conhecida por trazer paz, tranquilidade e autoconhecimento. Entre os benefícios estão a redução da insônia, o combate à ansiedade e até o auxílio no processo de emagrecimento.

 

O monge Sato, do Templo Shin Budista Terra Pura, de Brasília, tem disponibilizado meditações e mensagens gravadas que podem ser acessadas no SpotifyDeezerInstagramFacebook e site do templo. O tradicional ritual de batidas do sino que era acompanhado diariamente por brasilienses antes da quarentena às 7h e às 18h também é transmitido.

“Respirar corretamente é um dos exercícios fundamentais das práticas de meditação.  Uma experiência mais do que necessária, neste momento em que uma pandemia mundial compromete justamente a nossa capacidade de respirar livremente”, diz um trecho de uma das postagens.

A Sociedade Vipassana está realizando meditações guiadas gratuitamente em lives transmitidas pelo perfil do centro comunitário do Instagram, todas as quintas-feiras, das 19h45 às 20h45, e aos sábados, das 16h às 17h15. Para a Vipassana, “saúde mental e foco no momento presente são indispensáveis para sabermos como lidar com o medo, a ansiedade e as frustrações”.

O centro comunitário também vai oferecer uma palestra gratuita e online do Programa de Redução do Estresse (MBSR), baseado na meditação de Plena Atenção, no dia 24/04, às 19h30. A inscrição pode ser feita no site www.sociedadevipassana.org.br/mbsr.

 

 

 

 

Compartilhe:

Veja também: