#Ficaadica de saúde: sugestões de exercícios para grávidas e orientações sobre amamentação

 

Cuidados com a saúde das mamães são essenciais durante o isolamento social

 

Grávidas, puérperas e bebês fazem parte do grupo de risco do coronavírus. Portanto, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde neste período. Hoje, na  série #Ficaadica, #Ficaemcasa promovida pelo Sindilegis, separamos algumas sugestões de exercícios físicos para as gestantes se manterem ativas durante o período de quarentena, motivado pela pandemia de coronavírus. Também selecionamos algumas orientações para as mamães que estão amamentando, além de dicas de nutrição para a primeira infância.

 

A prática de atividade física pelas grávidas já foi um tabu, mas hoje é recomendada pelos profissionais. Toda mulher pode e deve se exercitar durante a gravidez desde que não tenha contraindicação médica.

 

O personal trainer Rafael Gaia tem divulgado treinos gratuitos no Instagram, em especial para as grávidas. O educador lançou o projeto #quarentenadogaia em que propõe exercícios diversificados e de baixa intensidade para as gestantes realizarem em casa com o peso do corpo. A ideia, de acordo com ele, é sair do comodismo e promover a saúde.

 

“Os treinos podem ser feitos de duas a três vezes por semana. Eu fico à disposição para tirar dúvidas e orientá-las por meio da rede social. É possível ter resultado treinando em casa. Estudos científicos mostram isso”, explicou. E o exemplo começa dentro da casa do professor: “A minha esposa está grávida e está treinando. Aqui não tem desculpa”, declarou.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as gestantes são mais vulneráveis a infecções e, por isso, fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Gaia ressalta que a prática de exercícios contribuiu para o aumento da imunidade. “A atividade física é muito importante para fortalecer a imunidade e garantir que as gestantes se movimentem neste período de confinamento em que a tendência é ficarmos mais ansiosos e comermos mais”, afirmou.

 

Amamentação e nutrição – Com a inclusão das puérperas e dos bebês no grupo de risco do coronavírus, aumenta a preocupação da transmissão do vírus por meio da amamentação. Diante disso, o grupo de pesquisa Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil, da Universidade Católica de Brasília, desenvolveu uma cartilha para orientar as mamães que estão amamentando neste tempo de incertezas.

Integrante do projeto, a nutricionista Luana Vital afirmou que a cartilha faz um compilado de informações sobre cuidados ao amamentar, doação do leite materno e alimentação. “Não há evidências científicas da transmissão do vírus pelo leito materno, mas existe muito receio das mamães. Também existe muita dúvida sobre os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade e a doação de leite”, explicou. A íntegra do material pode ser acessada neste link.

 

Desde o início de abril, a liga está produzindo lives no Instagram com profissionais de saúde. Alimentação participativa, os primeiros 1.000 dias para a formação dos hábitos alimentares e saúde intestinal foram os temas abordados. As próximas transmissões online vão discutir assuntos como comportamento e seletividade alimentar e amamentação e sua relação com o desenvolvimento da face. “O nosso objetivo é promover saúde neste momento tão delicado. A elaboração de materiais para auxiliar na recuperação da saúde, seja física ou mental, pós Covid-19 já está nos nossos planos”, destaca a nutricionista.

 

 

Compartilhe:

Veja também: