#FicaADica: Documentos em versões digitais prometem facilitar a vida dos usuários

Modelos digitais dos documentos como CNH, CPF e Título de Eleitor têm validade em todo o País

Alguma vez você já foi parado em uma blitz e percebeu que estava sem a carteira de habilitação ou já se incomodou em ter que levar o documento físico do carro para todo canto? Se as suas respostas forem sim, esse já não será mais um problema. Para não ser surpreendido, basta baixar as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e ter os documentos na tela do celular.

Mas os modelos digitais não se restringem àqueles necessários no trânsito. O smartphone que você carrega no bolso já é capaz de substituir praticamente tudo que tem na carteira. Já são vários aplicativos que substituem documentos físicos no Brasil e que possuem o mesmo valor legal que as suas versões impressas. Além da CNH e do Registro de Veículo, tem também o Título de Eleitor, CPF e Carteira de Trabalho.

Disponíveis para celulares Android e IOS, as versões eletrônicas podem ser vistas mesmo sem acesso à internet, já que os aplicativos geram um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. As informações podem ser confirmadas pela validação de dados via QR Code. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer a nenhum órgão regulamentador para obter o documento.

Aplicativos para gerar Documentos Digitais:

Carteira de Trabalho Digital

Desde 2019, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado. A versão digital do documento reúne as mesmas informações presentes na CTPS impressa. Pelo aplicativo, o usuário pode consultar o número do PIS/PASEP, conferir o contrato de trabalho atual e pedir a segunda via, caso necessite.

Para ter o documento digital, baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” no seu celular.

Carteira Digital de Trânsito

A Carteira Digital de Trânsito foi a primeira identificação civil com representação digital válida por todo o Brasil. É uma alternativa que reúne dois documentos oficiais em um único aplicativo: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Por medida de segurança, apenas um dispositivo pode estar vinculado ao documento.

Para ter o documento digital, baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular.

Título de eleitor (e-Título)

Outro documento disponível em versão digital é o Título de Eleitor. O e-Título nada mais é do que uma versão digital do documento utilizado para votação e, portanto, pode substituir completamente a versão impressa sempre que for necessária sua apresentação.

A plataforma reúne informações úteis sobre quitação eleitoral, zonas de votação, cadastramento biométrico e emissão de certidão de quitação. Caso o eleitor não tenha feito o cadastro biométrico em uma zona eleitoral, será necessário apresentar um documento oficial com foto quando for usar o e-Título.

Para ter o documento digital, baixe o aplicativo “e-Título” no seu celular.

Pessoa Física

Outro documento que já conta com versão digital é o CPF. Mais do que um comprovante com o seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, o aplicativo também permite solicitar a primeira ou segunda via do documento, consultar restituição do IR, regularizar a situação em caso de usuários suspensos, entre outros benefícios.

Para ter o documento digital, baixe o aplicativo “Pessoa Física” no seu celular.

Sindilegis Mais

É um serviço lançado recentemente pelo Sindilegis com a intenção de levar ainda mais benefícios aos filiados. Trata-se de uma plataforma de relacionamento que entrega aos servidores ações semanais com informações relevantes e de interesse da categoria, descontos em diferentes estabelecimentos comercias e muita interação.  Tudo isso, dando um retorno a quem participa e interage na plataforma, que pode ser um brinde, prêmios ou cash back. O aplicativo, para ter todas as informações ao alcance da mão e participar das promoções de forma mais rápida é o “Sindilegis Mais”.

Legis Club Brasil

O clube de convênios do Sindilegis, Legi Club Brasil, tem um aplicativo em que o filiado pode ter acesso rápido a cartela de convênios. Além disso, pela plataforma é possível gerar voucher de promoções, como a do Tanque Cheio e de ingressos para cinema. O aplicativo (Legis Club Brasil) está disponível para Android e IOS.

Sindilegis e Era digital

Neste novo tempo, em que se busca celeridade e praticidade de serviços utilizando o meio digital, é necessário que as empresas e entidades se adequem para tornarem mais competitivas e entregarem o melhor para os usuários dos serviços. O Sindilegis também tenta se inserir nessa nova realidade oferecendo aos filiados facilidades na hora de utilizar os serviços e benefícios oferecidos.

Prova disso, são os aplicativos do Legis Club Brasil, clube de convênio do Sindilegis, e do Sindilegis Mais, plataforma de relacionamento. Ambos auxiliam os filiados a terem informações na palma da mão e a utilizarem os benefícios oferecidos de maneira mais célere e precisa.