#Ficaadica: faça cursos sobre História da Arte em casa

 

Sindilegis indica aulas gratuitas para quem quiser aprender sobre movimentos artísticos

 

 

Uma pandemia é capaz de adiar alguns planos e projetos, mas para muita gente, ficar parado não é uma opção. O Sindilegis preparou esse #Ficaadica, #Ficaemcasa para quem quer aproveitar o tempo extra em casa para experimentar disciplinas diferentes ou aprender sobre novos temas. E a arte é uma excelente fonte de conhecimento. Confira abaixo algumas opções de cursos sobre a História da Arte:

 

O estudante de artes visuais da Universidade de Brasília Isaque de Souza Silva, conhecido na internet como “Zacc” é o criador do canal “Arte e Educação”, no YouTube. Em sua página, o artista se propõe a debater movimentos artísticos como o Renascentismo, Realismo, Impressionismo e até o polêmico Dadaísmo. Zacc também ensina técnicas de desenho e pintura para os interessados em desenvolver seus dons, além de trazer dados de biografias de grandes nomes da Arte. Consciente sobre o atual contexto que a população brasileira enfrenta, em um de seus vídeos, Isaque refletiu sobre a responsabilidade de se respeitar o isolamento social recomendado pela OMS no combate à pandemia: “ A gente precisa fortalecer o nosso senso de comunidade, se ajudar e evitar um pensamento muito individual”.  Apesar de tudo, o YouTuber é otimista e completa: “uma hora a gente vai achar a cura para o coronavírus, mas até lá é importante que a gente fique em casa”.

 

Se você procura um viés mais acadêmico, uma opção são os cursos online, disponibilizados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que trazem um compilado de movimentos da História da Arte. As aulas foram divididas em dois módulos que podem ser acessadas pelo Youtube. Para assistir ao curso de História da Arte I, clique aqui e para o de História da Arte II, aqui. Além disso, o canal da Unesp também traz alguns vídeos de aulas ministradas pelo professor do departamento de artes plásticas da universidade, José Leonardo do Nascimento, em que ele analisa, compara e debate a produção artística no contexto histórico.

 

Outra iniciativa digital sobre os movimentos artísticos parte de uma fonte de peso:o Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, um dos mais importantes do mundo, que disponibilizou vários cursos online e gratuitos. No total, são nove cursos, seis destinados ao público geral e outros três voltados para professores. Eles estão disponíveis na plataforma norte americana Coursera. Você pode encontrá-los clicando aqui.

 

As aulas têm entre 12 e 38 horas de duração e são, em sua maioria, voltadas para iniciantes. A única dificuldade que pode aparecer é com o idioma, já que parte dos materiais apresentam na descrição apenas legendas em inglês. Mas, outros têm legendas em espanhol, que podem facilitar o entendimento.

Compartilhe:

Veja também: