#FicaADica, #FicaEmCasa: Informação, diversão e entretenimento com podcasts

Sindilegis traz dicas de programas com temáticas diversas para seus filiados ouvirem em casa

O fenômeno dos podcasts tomou conta da internet há alguns anos e vem ganhando cada vez mais ouvintes e adeptos. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2019, mostrou que 40% das pessoas conectadas à internet no Brasil já ouviram algum podcast e mais de 31 milhões de brasileiros ouvem com frequência mensal.

Neste #FicaADica, #FicaEmCasa, o Sindilegis aborda esses programas que conquistaram os ouvidos do público e dá dicas de algumas séries que podem ser ouvidas em diferentes plataformas. De fácil acesso, com conteúdos e temáticas diversos, os podcasts dão ao público a liberdade para ouvir quando, onde e como quiser. Os principais programas consumidos no país, estão hospedados no Spotify, YouTube, Google Podcas, Deezer, SoundCloud, WeCast, Podcasts Addict, Castbox e iTunes, de acordo com o IBOPE.

Podcasts são basicamente uma série de programas de áudio, com temáticas pré-estabelecidas, e disponibilizados como arquivos de áudio em plataformas digitais. Os apresentadores costumam utilizar técnicas de locução importadas do rádio, mas se diferem no fato de que não há necessidade de sintonia com nenhuma para frequência para serem ouvidos. Uma vez baixado o arquivo, o público sequer precisa estar conectado à rede para escutar os programas.

Os podcasts mais ouvidos no Brasil costumam falar sobre notícias do mundo do entretenimento, cultura e os humorísticos.  Confira as dicas que o Sindilegis preparou abaixo:

Nerdcast:

Voltado para a cultura nerd, como o próprio nome já diz, o programa é conduzido com conversas informais, com convidados especiais, e abordam temas como cinema, história, games, literatura e tecnologia. A duração média é de 90 minutos e pode ser ouvido aqui.

Um Milkshake Chamado Wanda

Conduzido por Phellipe Cruz, criador do portal Papel Pop, o podcast aborda notícias, fofocas e curiosidades do entretenimento, cultura pop, comentários sobre show business, tudo com muito bom humor. A duração média é de 2h e o programa é disponibilizado semanalmente às quintas-feiras. Escute aqui.

Pretinho Básico

Aclamado por seu conteúdo humorístico, o podcast é irreverente e informativo. Os programas abordam temas diversos como, cultura, assuntos do momento, cultura pop e dá dicas aos ouvintes. A duração média é de 50 minutos e pode ser ouvido aqui.

Café da Manhã

Da Folha de S. Paulo, o podcast diário é realizado em parceria com o Spotify. Apresentado por Rodrigo Vizeu e Magê Flores, o programa aborda os temas mais importantes do dia, com alguns episódios especiais com temas específicos.  Com duração média de 20 minutos, o programa pode ser ouvido aqui.

Durma Com Essa

Podcast diário do portal O Nexo. Informativo, o programa aborda os principais fatos do dia e outros assuntos que repercutiram na imprensa nacional e internacional. O Durma Com Essa reflete a posição do Nexo como um jornal independente e que busca explicar as notícias de maneira mais elaborada. Atualizado diariamente, o podcast dura em média 15 minutos e pode ser ouvido aqui.

Mamilos

Um programa que se propõe a abordar diversas temáticas, sempre com um “Jornalismo de peito aberto”. Apresentado pelas publicitárias Jualiana Wallauer e Cris Bartis, os podcasts abordam temas debatidos nas redes sociais e que buscam aprofundar essas conversas. Celebridades, religião, loucura, misoginia, economia e política, tudo vira tema no programa que atualmente dura em média 1h e 30 minutos. O podcast é disponibilizado semanalmente e pode ser ouvido aqui.

Pretas na Rede

Conduzido por mulheres negras e se propõe a falar com leveza e descontração sobre temas cotidianos, com base na vivência e na experiência das debatedoras. A proposta é “melanizar” os pontos de vista sobre diversos assuntos como, feminismo, empreendedorismo, música, entretenimento e relacionamentos. A duração média do programa é de 40 minutos e pode ser ouvido aqui.

 

Compartilhe:

Veja também: