#Ficaadica leitura: E se o isolamento fosse em Marte?

Perdido em Marte figurou na lista dos livros mais vendidos e foi base para roteiro de filme de sucesso em Hollywood

 

Uma grande parte da população mundial vive atualmente a realidade do isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus. Em diferentes graus, o público enfrenta as dificuldades por falta de acesso a serviços e, principalmente, ao convívio com outras pessoas. Na indicação de leitura desta semana do #Ficaadica, #Ficaemcasa, o Sindilegis lembra uma obra que chamou bastante atenção há quase 10 anos e que tratava também de isolamento, só que em Marte!

Perdido em Marte (The Martian, no original em inglês) é uma obra de ficção científica escrita por Andy Weir e publicada em 2011. A narrativa mostra a história de Mark Watney, um astronauta estadunidense que viaja a Marte com sua equipe em 2035, mas um imprevisto acontece e gera uma confusão, a qual obriga o protagonista a buscar técnicas para sobreviver em um planeta com condições inexistentes para vida.

A estória chega ao leitor por meio dos diários de isolamento do astronauta, que descreve, de forma surpreendentemente bem-humorada, as maneiras encontradas por ele para se manter vivo enquanto aguarda um plano viável (e eficiente) de resgate. O texto é magnético e leve, mesmo se tratando de uma experiência extrema.

O livro fez tanto sucesso, que foi adaptado para o cinema em outubro de 2015. The Martian foi dirigido por Ridley Scott e estrelado por Matt Damon, que ganhou, inclusive, uma indicação ao Oscar, por sua interpretação de Mark Watney.

Sobre o autor

Andy Weir foi contratado como programador de um laboratório aos 15 anos e desde então trabalha como engenheiro de softwares. Sempre foi um fascinado pelo espaço sideral e amante de assuntos como física relativista, mecânica orbital e a história de voos espaciais tripulados. Perdido em Marte é seu livro de estreia.

 

Compartilhe:

Veja também: