#Ficaadica Leitura: O Amor nos Tempos do Cólera

 O clássico de Gabriel Garcia Márquez merece uma releitura em tempos de pandemia como o que estamos vivendo com a Covid-19

 

O tempo extra que o isolamento social proporciona para alguns de nós pode ser a oportunidade perfeita para revisitar, ou mesmo, finalmente conhecer clássicos da literatura mundial. Na sugestão de hoje da série #Ficaadica, #Ficaemcasa, o Sindilegis indica uma das obras mais conhecidas do século XX: O Amor nos Tempos do Cólera. O livro, escrito pelo colombiano Gabriel Garcia Márquez, foi lançado em 1985 e tratou de uma quase-fábula de amor que encontra seu maior obstáculo justamente durante uma pandemia.

A narrativa, que não segue uma ordem linear, nos traz diferentes fases da vida do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza, que nutre, desde muito jovem, uma paixão por Fermina Daza. Os dois passaram dois anos enviando cartas um ao outro, até Florentino decidir mandar uma carta com o pedido de casamento, mesmo sem nenhum contato físico e com o quase inexistente convívio. Mesmo com a resposta positiva de Fermina, o romance enfrentou a oposição do pai da moça, o Sr. Lorenzo, que ao descobrir os vestígios desse amor pueril, decide separar o casal fazendo com que sua filha se case com o doutor Juvenal Urbino, médico respeitado e bastante admirado na região por ser uma das únicas autoridades locais empenhadas na luta contra a proliferação da cólera, em epidemia na época.

Com o coração despedaçado, o apaixonado Fiorentino toca sua vida, mas sem nunca deixar de alimentar o amor que sente por Fermina. A partir daí, todos os seus esforços são em prol de reconquistá-la, até conseguir, finalmente, viver ao seu lado. A estória cobre 53 anos nas vidas dos protagonistas e é uma ode ao amor puro e sem limites.

Sobre o autor

O colombiano Gabriel José García Márquez, que nasceu na cidade de Aracataca em 6 de março de 1927, foi escritor, jornalista, editor, ativista e político. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, é um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Em 1982, recebeu o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros, inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Três anos depois escreveu “O Amor nos tempos do Cólera”. Gabo, como era chamado pelos fãs, foi o maior representante do que ficou conhecido como Realismo Mágico na literatura latino-americana e, mesmo depois de sua morte, em 2014, segue sendo um dos autores mais aclamados e queridos da literatura mundial.

 

O livro O Amor nos Tempos de Cólera está disponível para compra nas principais lojas virtuais, tanto em versão física, quanto na digital.

 

Compartilhe:

Veja também: