#FicaADica: Perfis no Instagram ensinam sobre cultivo de hortas e jardinagem

Seja no quintal ou na varanda do apartamento, cultivo de hortas e jardins urbanos se tornaram tendência durante a pandemia

 

A falta de passeios ao ar livre e a diminuição de visitas a parques e praças durante o isolamento social fez com que até as pessoas mais urbanas sentissem falta das árvores.

Essa privação da natureza tem causado mudanças nos hábitos de pessoas que, em por consequência, buscam maneiras de levar mais verde para dentro de casa.

De acordo com dados da ferramenta Google Trends, que analisa o comportamento no site de buscas, a procura pelo termo “kit de jardinagem” aumentou 180% entre 17 de março, data do início do início do isolamento social, e 17 de junho.

O Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com uma seleção de 5 perfis no Instagram com dicas para você cuidar melhor do seu jardim ou da sua horta, independente do espaço que tem à disposição.

 

 

Confira abaixo:

1) Horta Linda Bsb

@hortalindabsb

O servidor da Câmara dos Deputados Juarez Martins é o coordenador responsável pela floricultura Horta Linda. Juarez já conduziu diversos projetos dentro da Casa, como a promoção de oficinas sobre o plantio de hortas em qualquer tipo de espaço. No perfil do Instagram é possível conferir dicas para a produção de adubos caseiros, indicações de vasos para tipos específicos de plantas e até cuidados básicos, como que tipo de solo usar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Você já pensou em produzir as suas mudas mas não sabe como? Veja a nossa #dicahortalinda6 e eu tenho certeza que você vai achar muito simples fazer a sua própria sementeira. – Junte copos descartáveis de café, iogurte, caixas de ovos etc – Faça furinhos nos fundos deles. – Encha-os com substrato de plantio. – Delicadamente com os dedos, faça bercinhos centrais no substrato com uma profundidade de meio a um centímetro e semeie em cada bercinho 2 a 3 sementes. – Cubra os bercinhos com substrato e borrife água cuidadosamente. Deixe sua sementeira em um lugar à meia sombra, molhe diariamente e em cerca de 25 dias você terá mudas prontas para o transplantio. Viu como é simples? Mas se ficou alguma dúvida, entre em contato e responderemos com muita alegria. 👨🏽‍🌾🍎🥕🍓 #hortalinda #hortalindabsb #hortaemcasa #hortaemapartamento #hortaorgânica #sustentabilidade

Uma publicação compartilhada por Horta Linda (@hortalindabsb) em

2) Minhas Plantas

@minhasplantas

 

Carol Costa é jardineira, autora de quatro livros e professora de jardinagem. Além do perfil na rede social, possui um site e um canal no YouTube.

Produz conteúdo semanalmente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Os dias estão simplesmente lotados, diria Calvin pra Haroldo. Por aqui, tenho passado horas e horas descobrindo tesouros enterrados, como este rabanete que é praticamente um coração. Essa variedade, Sparkler, da @islasementes, fica pronta pra colher em um mês, numa jornada mágica que a gente só consegue acompanhar do lado de fora da terra, vendo crescer as lindas folhas rendadas. Como acontece com a maioria das plantas de raiz grossa, ele prefere clima mais fresco e não gosta de umidade excessiva no solo — daí ser uma ótima ideia semeá-lo nos meses mais frescos e secos do ano. A exemplo do que ocorre com cenouras, beterrabas, nabos, batatas e cebolas, rabanetes podem ser atacados por nematóides, umas minhoquinhas muito finas e brancas, quase transparentes, que fazem labirintos e furos na parte enterrada no vaso ou canteiro. Por isso, aqui eu os semeio perto de tagetes, as flores que blindam as vizinhas do ataque de nematóides — elas produzem uma substância nas raízes que repele essas pragas de solo, protegedo tudo o que está perto delas. Se você tem crianças em casa, plante rabanetes! Dá pra colhê-los em miniatura, com apenas 20 dias de vida, quando são menores e menos ardidos pro paladar infantil. Existem muitas variedades nos gardens e floriculturas, escolha a que melhor se adapta à época e à região do país em que você quer plantar. Todas precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia (quanto mais, melhor) e de solo bem poroso, pra eliminar rapidamente o excesso de água.

Uma publicação compartilhada por Carol Costa (@minhasplantas) em

 

3) Horta Em Casa

@horta_em_casa

 

Mais um perfil que marca sua presença em diferentes redes sociais. Criado para produzir um conteúdo didático sobre como fazer hortas em espaços pequenos, o Horta em Casa também orienta sobre cuidados com tipos específicos de plantas.

 

 

4) Somos verdes

@somosverdes

 

Fernando Pereira é paisagista, YouTuber e se define como um “amante da natureza”. Hoje, o seu projeto também está em diversas redes, onde o paisagista compartilha seu conhecimento sobre o cultivo de plantas orgânicas, bem como seus usos medicinais e culinários.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Não tem problema podar um pouco antes ou um pouco depois, o importante é fazer a poda mais ou menos na metade do inverno. Tenho um vídeo ensinando a fazer mudas de roseira no meu canal no YouTube. Bora podar e fazer novas mudas. Quer aprender mais sobre hortas caseiras? Acesse meu E-BOOK (link na Bio) 📖 Procure meu canal no Youtube -Somos Verdes- lá você encontrará muitas dicas sobre como plantar🌿 #somosverdes #horta #hortaemcasa #minhahorta #hortacaseira #hortaurbana #huerto #jardim #garden #gardening #hortaurbana #minhasplantas #agricultura #homegrow #organico #organic #jardinagem #instagarden #ecofriendly #indoorplants #rosa #roses #roseira #boraplantar

Uma publicação compartilhada por Somos Verdes (@somosverdes) em

 

5) Quintal encantado

@quintal.encantado

 

Se você é do tipo que é capaz de matar Samambaias de sede e suculentas afogadas, este é o perfil ideal para te introduzir no universo da jardinagem. Com dicas práticas sobre adubação e também sobre quantidade recomendadas de sol e água para diferentes tipos de plantas. O perfil também ensina como utilizar o verde na decoração e oferece conselhos sobre alimentação natural.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

{ 💕 que tal? 🙌🏽😍}

Uma publicação compartilhada por Jardinagem, Decoração e Saúde (@quintal.encantado) em

 

 

Compartilhe:

Veja também: