Fonacate elege nova Diretoria para o triênio 2016-2018

Na última assembleia geral do ano, realizada na tarde desta terça-feira (17), foram eleitos o novo Conselho Executivo e o Conselho Fiscal do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) para o triênio 2016-2018.

O secretário-geral na gestão anterior, Rudinei Marques, é o novo presidente do Fórum. Marques também é presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical). A novidade para o novo triênio é que a partir de agora o Fonacate contará, também, com um representante dos servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União, Nilton Paixão, o presidente do Sindilegis, como Conselheiro Fiscal Suplente.

Nilton Paixão manifestou-se muito satisfeito e honrado em participar do Conselho Fiscal da entidade, que tem como missão promover a qualidade do serviço público e a valorização das carreiras típicas de Estado, assim como luta o Sindilegis há vários anos, pela defesa permanente dos interesses da categoria que representa. Para Nilton, “é uma honra participar de uma entidade que congrega tantas outras carreiras típicas de Estado. Anelo que essa parceira seja profícua para que alcancemos muitas vitórias”, finaliza.

Em seu discurso, Rudinei Marques enfatizou que o desafio “é qualificar ainda mais a interlocução do Fórum com os agentes políticos do país e mesmo com instâncias internacionais. Temos que fortalecer nossa atuação no Congresso Nacional, aprimorar nossa relação com a mídia e, ainda, desbravar caminhos de articulação internacional”, reiterou o presidente do Fonacate e do Unacon Sindical.

Ao empossar os novos Conselheiros, o ex-presidente do Fonacate e presidente da Febrafite, Roberto Kupski, desejou êxito na gestão e agradeceu o apoio de todas as entidades afiliadas durante os mandatos que teve como presidente e secretário-geral do Fórum.

“Se contarmos desde os primeiros encontros informais, que começaram em 2005, somam quase dez anos em que acreditei na importância da união das carreiras de Estado e na busca da equidade, paridade e valorização desse segmento. Deixo aqui o meu muito obrigado e meu apoio para essa nova gestão”, concluiu Kupski.

Nova Afiliada – Durante a assembleia também foi aprovada por unanimidade a afiliação do Sindicato Nacional dos Servidores da SUSEP (SINDSUSEP). Agora, o Fonacate passa a ser composto por 28 entidades afiliadas.

A campanha salarial de 2015 e a preocupação das entidades com a Medida Provisória (MP) 689/2015 – que altera a Lei 8.112, determinando que os servidores públicos federais licenciados ou afastados sem remuneração e que desejam manter vínculo ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, devem realizar o recolhimento mensal da contribuição acrescido ao valor equivalente à contribuição da União – também foram pauta da reunião. Foi aprovado que o Fonacate irá produzir um documento para ser entregue ao governo federal alertando sobre os prejuízos que podem ser causados por esta MP.

Foi aprovada ainda, por unanimidade, uma nota pública do Fórum em repúdio à forma como o governo federal vem conduzindo as negociações salarias neste ano, em especial às tentativas de desvincular o subsídio dos servidores ativos e aposentados, em prejuízo inaceitável à paridade e integralidade de vencimentos.

Confira abaixo os nomes das entidades e presidentes que compõem o Conselho Executivo e o Conselho Fiscal do Fonacate no triênio 2016-2018:

Conselho Executivo

Presidente: RUDINEI MARQUES (UNACON SINDICAL)

1º Vice-Presidente (Financeiro): FÁBIO SCHIAVINATTO (AFIPEA)

2º Vice-Presidente (Adm. e Patrimônio): PAULO WANDERSON MOREIRA MARTINS (AUDITAR)

3º Vice-Presidente (Comunicação): CARLOS SILVA (SINAIT)

4º Vice-Presidente (Rel. Institucionais): THIAGO CARDOSO HENRIQUES BOTELHO (ANER)

Secretário-Geral: DARO MARCOS PIFFER (SINAL)

Conselho Fiscal

Conselheiro Titular: VILSON ANTÔNIO ROMERO (ANFIP)

Conselheiro Titular: MANOEL ISIDRO DOS SANTOS NETO (FENAFISCO)

Conselheiro Titular: JOÃO AURÉLIO BRAGA DE SOUSA (ANESP)