Gente que Inspira revela a garra dos servidores na pandemia

Quinze servidores foram homenageados na segunda edição do programa de valorização do Sindilegis e do Sindjus

Muito mais do que desempenhar o seu papel em favor do coletivo, muitos servidores inspiram pessoas por meio de seus projetos e iniciativas inovadoras dentro das instituições. E o Gente que Inspira, premiação do Sindilegis em parceria com o Sindjus e apoiado pelo BRB, surgiu justamente para dar voz e rosto a esses profissionais que mudam os rumos da Administração Pública e a vida de milhões de pessoas.

A segunda edição ocorreu neste sábado (21), no Ginásio Nilson Nelson Arena, e homenageou 15 servidores da Câmara, do Senado, do TCU e do Judiciário. Todas as medidas sanitárias estipuladas pelo Decreto nº 40939, de 02/07/2020, em relação à proteção contra o coronavírus, foram rigorosamente tomadas.

A Banda Magoo, famosa em Brasília pelo repertório de pop e rock internacional e nacional, abriu o evento. Ela também foi uma das estrelas do projeto do Sindilegis “Salve o Som”, que contou com duas edições e consistia em shows on-line para arrecadar alimentos destinados à instituições sociais. Os participantes enviaram sugestões de músicas para os artistas por meio do Instagram e agitaram a noite com hits de Legião Urbana, Skank, AC/DC, The Cure, Green Day e muitos outros.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e o presidente do Sindjus, Costa Neto, reforçaram o compromisso das duas entidades na defesa do servidor. “(Em) tudo aquilo que se refere ao servidor público estaremos presentes. É um orgulho vermos a capacidade de impacto do trabalho da nossa categoria e o Gente que Inspira vem para reconhecê-la e para mostrarmos a todo o Brasil a importância do serviço público na vida de cada brasileiro”, disse Elesbão.
Inspiração para todos – Mas a grande estrela da noite foram eles: 11 servidores do Sindilegis – quatro da Câmara, três do Senado e quatro do TCU – e quatro do Sindjus.

Na Câmara dos Deputados, foram eleitos: a diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor), Juliana Werneck, que lidera a equipe responsável por várias ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso às informações da Câmara, entre eles a Escola Virtual e Cidadania; a coordenadora de inovação, governança e estratégia digital da Câmara, Patrícia Almeida, que esteve à frente da implementação do Plenário Virtual no período da pandemia; o analista legislativo Jairo Luis Brod, educador ambiental engajado em projetos de sustentabilidade; e o servidor aposentado da Câmara e ex-presidente da ASA-CD Roberto Guimarães, um verdadeiro símbolo na luta dos aposentados da Câmara.

No Senado Federal, foram agraciados: a servidora comissionada Patrícia Seixas, que coordena a Liga do Bem, uma corrente que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social em decorrência da Covid-19; o servidor aposentado José Afonso Braga, que, após ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e perder a fala, desenvolveu o WeCanSpeak, aplicativo que permite o processo de conversação de pessoas com deficiência na fala; e Alessandro Albuquerque, atual diretor do Prodasen, cuja equipe foi responsável por implementar as sessões plenárias virtuais.

E no Tribunal de Contas da União, foram homenageados os seguintes servidores: José Ulysses Vasconcelos, secretário de controle externo de Tomada de Contas Especial do TCU, que esteve à frente da implementação do e-TCE, sistema informatizado para autuação e processamento de Tomada de Contas Especial do Tribunal; Rodrigo Melgaço, auditor e desenvolvedor de sistemas, integrante da equipe responsável pelo Conecta, que constitui em uma nova forma de prestação de serviço e de interação do Tribunal com o público externo; Daniela Moraes, servidora que lidera a Diretoria de Pagamentos (DIPAG) desde fevereiro de 2018, com a grande responsabilidade de não errar a folha de pessoal estimada em mais de 5.500 servidores; e Paulo Morum, subsecretário da Secretaria das Câmaras do TCU, que chefiou a equipe que proporcionou que as sessões plenárias passassem a ser virtuais.

O Sindilegis irá divulgar o perfil de cada um dos homenageados. Acompanhe no site e nas nossas redes sociais. Confira as fotos do evento aqui.


Melhores do Mundo
– A companhia de comédia brasiliense “Melhores do Mundo”, que transforma em humor qualquer situação do dia a dia, brilhou na condução do evento, trazendo leveza e ritmo no momento da entrega das premiações. Formado por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues, o grupo não economizou nas piadas e trouxe muita diversão, transformando fatos corriqueiros, histórias dramáticas, personalidades, entretenimento e política em pura comédia.

Para fechar o evento com chave de ouro, entregaram a performance “Notícias Populares”. A esquete traz situações do cotidiano para mostrar como as notícias podem impactar em tudo: opiniões, discussões, metas, decisões políticas, percepções. Uma das mais cenas mais conhecidas, a esquete “Joseph Klimber”, considerada a responsável pela grande popularidade do grupo atualmente, foi um dos pontos altos da apresentação.

Os Melhores do Mundo se sensibilizaram e anunciaram a doação de 100 cestas básicas ao projeto “Liga do Bem”, encabeçado pela servidora homenageada Patrícia Seixas, do Senado.

Parlamentares prestigiaram o evento – O deputado Professor Israel (PV-DF) relembrou o importante papel dos servidores durante a pandemia. “Os servidores merecem essa premiação. Afinal de contas, são eles que fizeram e fazem nosso país crescer e evoluir desde a Constituição Federal de 1988. E em tempos de pandemia, eles não se acanharam. Pelo contrário: se desdobraram para manter o funcionamento das Casas Legislativas virtualmente e para ajudar ao próximo. Parabéns a todos!”.

O ministro do TCU Augusto Nardes parabenizou a qualidade técnica dos servidores e reafirmou o orgulho em trabalhar próximo à categoria do Tribunal. “Convivi com esses profissionais na minha carreira pública como deputado e como ministro do TCU e posso garantir que eles são gente que leva esperança, gente que busca o melhor para o país, gente que pensa no próximo, na sociedade. Essa homenagem é mais do que justa. O Sindilegis e o Sindjus estão de parabéns por essa iniciativa de reconhecer o trabalho desses servidores”.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) rendeu justa homenagem aos servidores e se colocou à disposição para fortalecer o diálogo entre a categoria e o Senado. “Falar bem de servidor é tarefa fácil para mim. Difícil é encararmos tantas reformas como essas que estão vindo por aí. Por isso, nada mais justo do que rememorar o papel dos servidores para a democracia brasileira”, finalizou.

Compartilhe:

Veja também: