img-03-12-2015-566083d90b8dd

Gráfica comemora 52º aniversário com programação religiosa

Há 52 anos, o Senado Federal passou a contar com uma equipe de suporte de impressos eficiente e célere. Criado por meio da resolução número 20, de 1963, o Serviço de Informação Legislativa, que hoje é denominado Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf), começou a funcionar com as instalações das primeiras máquinas de impressão. Essa longa história de evolução da Segraf foi relembrada e comemorada nesta quinta-feira (3), durante um dia de Ação de Graças.

Servidores, diretores e convidados celebraram o aniversário da Segraf durante todo o dia, com programações religiosas que tiveram início pela manhã, com missa, e se prorrogaram até à tarde, com culto evangélico. Em um momento de agradecimento por mais um ano que passou, os servidores reafirmaram os laços de união e entrosamento.

A auxiliar legislativa do Senado Federal Raimilda Bispo dos Santos, que é uma das coordenadoras da programação, afirmou que o evento é uma forma encontrada pelos servidores de agradecer a Deus pelo ambiente de trabalho e pelas conquistas ao longo dos últimos meses.

“Durante o ano inteiro passamos por desavenças, harmonia, trabalhos realizados, não realizados e diversos outros cenários. Então, para finalizar o ano, temos que agradecer a Deus, porque é daqui que tiramos o sustento para as nossas vidas, para todas as nossas atividades. Pedimos que esta Casa tenha cada vez mais bênçãos de Deus, agradecemos pelo ano que passou e pedimos a proteção para o ano que se inicia”, ressaltou Raimilda Bispo dos Santos.

A celebração também abriu espaçou para que reinasse o espírito de solidariedade. Uma equipe da Gráfica anunciou, durante a programação, o início da campanha de arrecadação de donativos, alimentos e brinquedos, que serão doados para instituições de caridade escolhidas pelos servidores.

“Esse é um evento tradicional aqui na Gráfica e superimportante. São escolhidas três ou quarto instituições onde essas cestas básicas, presentes, roupas e tudo o mais que for doado são distribuídos. É importante, pois as pessoas precisam ser solidárias, porque cada dia que passa o mundo está pior e eu acho que esta é uma iniciativa que deve se expandir”, ressaltou Luiz Carlos da Costa, coordenador da Coordenação de Gestão da Produção (Cogep).

O diretor da Gráfica do Senado, Flórian Madruga, também falou sobre a importância do evento para o congraçamento entre os servidores. “Estamos fazendo este evento já há algum tempo, com o apoio, diga-se de passagem, do Sindilegis, sem o qual não teria sido possível. É o único dia do ano que paramos, desligamos as máquinas, para que possamos celebrar o Natal, que é um momento de reflexão e, principalmente, agradecer a Deus por mais um ano de trabalho”, ressaltou o diretor.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado Federal, Petrus Elesbão, que iniciou a sua carreira na Gráfica do Senado, se emocionou ao relembrar os tempos que atuou na Secretaria. Em um momento de reencontro de colegas e amigos, Elesbão ressaltou a importância do setor para o funcionamento dos trabalhos na Casa.

“Tenho verdadeiras raízes cravadas neste setor. Foi aqui que aprendi as lições mais importantes sobre liderança, amizade, coleguismo e profissionalismo. Rever os meus colegas de trabalho e me reaproximar deles nesta data tão especial é muito importante e faz com que eu me sinta mais vivo. A Gráfica é um dos setores vitais para o funcionamento dos trabalhos no Senado”, enalteceu o vice-presidente.

André Luiz Rodrigues Santana, diretor-adjunto da Segraf, também elogiou a Secretaria pela união na condução dos trabalhos. “A Gráfica é um dos poucos lugares que preza pela união. Aqui é um local onde a gente desenvolve o trabalho com muita rapidez e satisfação do pessoal, independentemente de horário e dia. Eu acho que isso faz parte e é a união, pois estamos sempre juntos”, declarou Rodrigues.

Ainda durante a programação, os servidores que se aposentaram este ano foram homenageados com recebimento de certificado atestando a dedicação dos funcionários com a Casa e com os trabalhos desempenhados.

Tags: No tags