I Corrida Vertical proporciona manhã descontraída para servidores da Câmara dos Deputados

Nem a manhã cinzenta que tomou conta de Brasília nesta quinta-feira (29), muito menos o percurso excêntrico localizado no Anexo IV da Câmara dos Deputados, impediram os servidores de participarem da I Corrida Vertical realizada na Casa, iniciativa inédita que contou, logo em sua primeira edição, com cerca de 80 inscritos e muita empolgação. O evento foi inspirado pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de Outubro, e buscou oferecer uma homenagem diferenciada a quem desempenha as atividades na Instituição.

A largada estava marcada para as 8h e os percursos eram simples: subir as escadas do térreo até o 10º andar, para a primeira categoria, que competiu entre si pelo menor tempo; e do 5º ao 10º, para aqueles que gostariam apenas de enfrentar o desafio de atingirem a linha de chegada. Por meio de chips, implantados no tênis de cada servidor-atleta, foi possível cronometrar com exatidão o tempo dos participantes, que desafiaram os limites em uma corrida, para muitos, bem mais complicada que a tradicional de rua.

O diretor-geral da Câmara, Rômulo Mesquita, fez questão de participar e ressaltou a importante parceria entre o Sindilegis e a Casa na promoção de eventos voltados para os servidores. “Essa é uma demonstração de cuidado que a Casa tem com o servidor em todos os aspectos, e um deles é justamente o de incentivar boas práticas. No caso desta corrida, é o de incentivar a utilização da escada, que além de ser ecologicamente correto, também fomenta a prática da atividade física. Acho que essa parceria com o Sindilegis é fundamental porque o Sindicato está sempre marcando posição nessas comemorações, e é um grande aliado à Administração da Câmara para favorecer o bem-estar do servidor público”.

O coordenador setorial jurídico do Sindilegis, Suprecílio Barros, prestigiou a iniciativa e reforçou a importância de eventos que visam melhorar a qualidade de vida dos servidores. “O Sindilegis é sempre um parceiro junto à Câmara dos Deputados, trabalha constantemente para garantir uma atuação eficaz aqui na Casa e, hoje, está contribuindo para essa competição muito importante aos servidores, que visa incentivá-los para a prática de esportes. Para nós, é um orgulho poder fazer parte dessa inovação e buscaremos que essa Corrida seja a primeira de muitas”, garantiu.

Competição saudável – Para Renata Sabbat, coordenadora da I Corrida Vertical, a experiência foi bastante interessante e correspondeu às expectativas dos organizadores do evento. Além disso, já ouviu solicitações de pedidos para novas edições. “Foram cem vagas e tivemos cerca de oitenta participantes que vieram buscar os kits. Acredito que essa experiência contou com uma dinâmica bem interessante, em que cada servidor pôde testar limites do condicionamento físico e, ao mesmo tempo, confraternizar com os colegas”, avaliou.

Ao final da prova, todos os servidores participantes receberam medalhas e os oito primeiros lugares (quatro no percurso do 1º ao 10º, e quatro no do 5º ao 10º) receberam troféus pelo desempenho. A servidora Andrea Marques, que trabalha na Casa há 17 anos, competiu e também trabalhou na realização da programação visual da Corrida. Para ela, a experiência foi emocionante e pôde oferecer um momento ímpar na vida dos servidores.“Quando tivemos a primeira reunião para tratar da Corrida, quando as ideias começaram a surgir, fiquei bem feliz com o projeto, porque, por eu trabalhar no 15º andar do Anexo I, já estou me habituando a utilizar as escadas. Aqui na Câmara trabalhamos muito, sofremos pressão no dia a dia, então acho que o exercício físico é fundamental porque traz energia e libera hormônio que faz com que tenhamos mais prazer em desempenhar as atividades. E por mais dificuldade que passemos em todos os momentos, isso aqui é um pedacinho da nossa vida e se não conseguirmos trazer bem-estar pra cá, nunca conseguiremos viver em plenitude”, contou, emocionada.