I Taça de Futebol Natal Solidário arrecada quase uma tonelada de alimentos para instituições carentes

O futebol e a solidariedade entraram de mãos dadas em campo para mostrar que o esporte vai muito além da competição. Na final da I Taça de Futebol Natal Solidário, servidores/atletas do Tribunal de Contas da União, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal uniram forças junto às suas equipes para levar alimentos para quem mais precisa.

Como resultado dessa iniciativa, foi arrecadada cerca de uma tonelada de alimentos, que será destinada, por meio dos Comitês de Solidariedade das três Casas, às instituições carentes do Distrito Federal e entorno.

A final do torneio aconteceu neste sábado (10), na sede da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade). As seleções do Tribunal de Contas da União e do Sindilegis entraram em campo para arrematar a disputa e definir o campeão da taça. Apesar do TCU ter levado a melhor, vencendo o Sindilegis por 2×1, foi a solidariedade que falou mais alto e nesse quesito todos os times foram vencedores.

“Esse é um torneio embrionário, que a partir de agora o Sindicato vai estar cada vez mais envolvido. Nós podemos ajudar e assim faremos e com a participação dos servidores. Já convido a todos para que no próximo ano consigamos triplicar essas doações e que possamos atingir mais entidades carentes”, declarou Petrus Elesbão, vice-presidente do Sindilegis para o Senado Federal e apoiador da iniciativa.

O servidor do TCU Renato Arrochela foi um dos organizadores da disputa. Para ele, o esporte contribui para estreitar os laços entre os servidores a fim de manter a categoria coesa para enfrentar novos desafios. “O Sindicato hoje tem missões importantes para tratar, como a questão da aposentadoria e restrição de gastos, mas sabemos que o esporte não pode ficar esquecido, pois uma das missões do esporte é manter a categoria unida”, avaliou o servidor.

Na visão do diretor esportivo do Sindilegis, Alison Souza, o torneio também serviu para resgatar a Seleção do TCU, que mostrou força e se consagrou com a vitória no torneio.

De acordo com o presidente da Associação dos Servidores do TCU, Regis Soares Machado, Taça de Futebol Natal Solidário deverá se repetir nos próximos anos.  “Eu queria basicamente elogiar essa iniciativa. Foi uma ideia excelente do Petrus e a partir de agora queremos fazer esse torneio todo ano”, enalteceu.

Final do Torneio

Os atletas do Tribunal de Contas da União e do Sindilegis deram um show em campo. Logo no início do jogo a sede da vitória tem tom à disputa e as equipes mostraram preparo físico e organização.

No primeiro tempo a seleção do TCU foi destaque e se manteve com a posse de bola, deixando o time do Sindilegis na defensiva. Lucas, número 14 do TCU, abriu o placar com o primeiro gol da seleção. Ainda no primeiro tempo Gérson, camisa 9 do Tribunal, marcou o segundo gol e tornou a disputa ainda mais difícil para o Sindilegis.

No segundo tempo a equipe do Sindilegis reagiu e foi para o ataque. A cada chute para o gol os atletas tentavam equilibrar a partida e levar o trunfo para casa. Foi então que o Rafael, camisa 9 do Sindilegis, marcou o primeiro gol da equipe. Apesar do esforço, o TCU foi destaque venceu a Taça por 2×1.