Integração na Copa Sindilegis

A luta do Sindilegis pela inclusão social e pelo respeito às pessoas com deficiência chegou a um novo patamar. Isso porque, pela primeira vez, a Copa Sindilegis receberá a atleta Daniela Francescutti Martins Hott, que tem deficiência auditiva e é servidora da Câmara dos Deputados há 20 anos. Apaixonada por esportes, a servidora participará neste ano das competições de natação e corrida.

Lotada na Coordenação de Acessibilidade da Diretoria-Geral, Daniela explica que seu trabalho é muito importante por conscientizar os novos colegas sobre a importância de se falar em acessibilidade. “Uma das atividades que mais gosto é a da ambientação dos colegas no trabalho, particularmente da primeira conversa com a equipe que irá recebê-lo (a). É quando sentimos que as pessoas foram mordidas pelo bichinho da acessibilidade, quando enxergam a pessoa e não a deficiência” diz.

A Câmara dos Deputados engloba projetos que seguem as seguintes linhas de ação: Acessibilidade Física (Intervenções arquitetônicas, equipamento, mobiliário); Acessibilidade de Comunicação (Portal na Internet, legislação em formatos alternativos, sinalização, legendas na TV Câmara, Libras em eventos, nas portarias e na TV); Sensibilização (palestras, eventos); Capacitação (cursos, palestras, participação em feiras e eventos externos); Interação Externa (palestras e consultorias a outras instituições, Fale Conosco, visitas técnicas); e Inclusão Social (contratação de serviços).

Praticante assídua de esportes desde muito cedo, Daniela conta que está com as melhores expectativas sobre a Copa e destaca que já participou de outros eventos esportivos do Sindilegis, sendo premiada em um deles. “Eu participei da V Olimpíada da Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, em 2008, na qual recebi o Troféu Atleta Destaque da PLF. Há anos eu vinha sugerindo ao Sindilegis que incluísse a Câmara e Senado na Copa e outros eventos esportivos, tudo tem sua hora certa e eu estou super ansiosa”, conta.

A 10ª Copa, que será realizada em Brasília/DF entre os dias 10 e 13 de outubro, reunirá os servidores da Câmara, do Senado e do TCU (sede e Regionais) em competições de futebol, vôlei de praia, tênis e corrida. Para este ano, novas modalidades serão acrescidas ao torneio: natação, dominó, xadrez e tênis de mesa.

Compartilhe:

Veja também: