IV Torneio Integração reúne servidores do TCU e de outras carreiras de controle no Rio

Aliar o esporte ao ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais comum e trazido resultados surpreendentes na produtividade. No último domingo (5), cerca de 300 servidores de carreiras de fiscalização e controle sediados no Rio de Janeiro participaram da 4ª edição do Torneio Integração na Escola Naval, demonstrando que a prática esportiva gera muitos benefícios.

Colegas do Banco Central, do Ministério Público da União, do Centro de Controle Interno da Marinha (CCIMAR), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Perícia Criminal da Polícia Federal (PCF), da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Tribunal de Contas Estadual do Rio (TEC/Rio) e do Tribunal de Contas da União lotados no Rio, resolveram estreitar os trabalhos, fazer novas amizades, desenvolver o espírito de equipe e o bem-estar por meio do esporte.

Ao todo, homens e mulheres de diferentes faixas etárias disputaram seis modalidades esportivas: futebol, corrida, natação, tênis, vôlei e xadrez. O Sindilegis e demais entidades representativas tais como SindiSusep, ASMPFRJ, Asbac, Unacon, Sinal – RJ, ASTCERJ apoiaram o evento.

Um dos idealizadores do torneio é o representante regional do Sindilegis na Secex/Estatais Luiz Sérgio da Costa. “O evento foi criado pelos servidores de órgãos de controle sediados no Rio e começou apenas com o TCU, TCM, TCE e CGU. Daí o evento foi ganhando força e o pessoal da CVM, Susep, Banco Central, Polícia Federal, Ministério Público da União também integrou o torneio. Isso demonstra o quanto é importante interagir com os colegas e como essa integração promove resultados positivos para o cidadão. Torcemos muito para que o campeonato cresça e quem sabe, se torne nacional”, comentou.

Juliana Lages, servidora da Controladoria-Geral da União, também integra a comissão de organizadores e saiu satisfeita com o resultado das competições. “O torneio sempre supera nossas expectativas. Recebemos elogios por reunir não só os colegas, mas também toda a família. Para se ter uma ideia dessa integração, o TCU e a CGU ficam no mesmo edifício e mal nos falávamos. Graças ao esporte, agora temos contato quando é preciso trocar experiências e esclarecer dúvidas de atividades semelhantes de controle, formando realmente um grupo fortalecido. Até para o país é relevante”, destacou.

A vice-presidente da Unacon, Márcia Uchôa, também elogiou as competições.  “O esporte é uma das práticas que mais integra as pessoas, onde você tira as diferenças de tudo. E a integração por meio do esporte é importante, porque une as carreiras, que trabalham juntas, que passam recentemente por um momento difícil, inclusive para mobilizar e evitar que a CGU fosse rebaixada. É força, união por uma causa maior para todos nós”, parabenizou.

Confira abaixo o resumo de cada modalidade esportiva:

Corrida

Nem mesmo o mal tempo afastou a empolgação dos atletas na primeira modalidade do dia, a corrida, com um percurso de 3,6 quilômetros considerado de nível médio em volta da Escola Naval, com belas paisagens da Baía da Guanabara, do Pão de Açúcar, de Niterói e do Aeroporto Santos Dumont. Os atletas foram divididos em duas categorias por gênero: abaixo e acima de 40 anos (máster).

Com tempo de 13 minutos e 31 segundos, o grande vencedor da categoria acima de 40 anos foi Márcio Chaym, do Banco Central. Embora tenha adotado a corrida como esporte predileto e participado de inúmeras competições, essa foi a primeira vez em que saiu vitorioso. “Comecei caminhando na esteira aos 36 anos, segurando na barra com medo de cair. Fui pegando jeito e, hoje, adoro correr e competir. Achei superinteressante o torneio, estão todos de parabéns”, elogiou.

Logo depois dele, chegaram José Fialho e Ailton Sales Filho, nesta ordem. Já na categoria abaixo de 40 anos, Daniel Lima Carvalho se consagrou campeão. Em segundo, William Paiva Chaves e, em terceiro, Jorge Luiz da Silva.

No feminino abaixo de 40 anos, quem triunfou foi a servidora da CGU Roseane Costa. Aos 39 anos e com duas filhas, ela adquiriu o hábito de correr há dois anos e acha importante o contato com os outros colegas. “Esse dia é muito relevante, porque há uma aproximação maior de todos os servidores que trabalham na área de controle. Estou muito feliz por ter participado de mais uma edição”, disse.

A classificação das mulheres ficou assim: na máster, Viviane Cristine Campos em primeiro lugar; Kátia de Oliveira, em segundo; e Maria Luíza dos Santos, em terceiro. Na outra categoria, abaixo de 40 anos, Roseane Costa, Rafaela Vieira da Silva e Juliana Lages.

A classificação geral por equipes foi a seguinte: com 234 pontos, TCU/CGU em primeiro colocado; em seguida, com 130 pontos, Susep; em terceiro, CCMAR, com 101 pontos; em quarto lugar, Banco Central, com 98 pontos e em quinto, TCE, com 33 pontos.

Corrida Kids

Como parte da integração do grupo, os filhos dos servidores entre idades de 3 e 11 anos também participaram de uma corrida simbólica na pista de atletismo da Escola Naval. Eles foram divididos por faixa etária e os pais corujas acompanhavam paralelamente a corrida dos filhos com palavras de incentivo. Ao final, todos receberam medalhas entregues pelos próprios pais, que esbaldavam alegria e emoção.

Natação

Assim como a corrida, a natação foi dividida por faixa etária para que houvesse equilíbrio nas competições. Na categoria acima de 40 anos (máster), ainda houve duas baterias acirradas, com direito a gritos da torcida. O trajeto de 50 metros surpreendeu os atletas inscritos. A Susep foi quem se saiu melhor na natação, ganhando no masculino e no revezamento entre equipes.

No feminino abaixo de 40 anos, a vencedora foi a coordenadora Juliana Lages, que também jogou vôlei. “Adoro esportes e convido outras colegas a fazer o mesmo, pois faz bem para o corpo e para mente”, declarou.

A tabela da classificação final da modalidade foi, nesta ordem, Susep, CGU/TCU, Banco Central e CCMAR.

Vôlei

Com quatro jogadores em quadra, o vôlei contou com a participação de oito times mistos. Avançava para a próxima etapa quem vencesse um set de 21 pontos corridos. A agilidade dos competidores e o alto rendimento nas jogadas surpreenderam os torcedores, que acompanharam de perto cada lance. Os atletas fizeram de tudo para não deixar a bola cair.

Já na fase seguinte, a disputa era de dois sets com 15 pontos cada. A final foi entre o MPU e TCE. O time do Tribunal foi o grande vencedor, com partidas finais de 15 a 6 no primeiro set e 15 a 7, no segundo. Em terceiro lugar ficou o time da Marinha, vencendo o TCU/CGU por 21 a 17.

Xadrez

Seis servidores disputaram as partidas do jogo de estratégia e tática, o xadrez. As competições foram tão acirradas, que muitas delas nem chegaram ao xeque-mate e, sim, pelo tempo final de cada enxadrista. Cada movimentação das peças e o cronômetro eram analisados criteriosamente pelos competidores.

A final foi disputada entre os representantes do TCE e da Susep. Luiz Antônio Bardaro venceu Walter Rezende pelo tempo técnico. Em terceiro colocado ficou Álvaro Luiz Magalhães, do Banco Central.

Tênis

No tênis, 11 atletas jogaram entre si por eliminatória simples com apenas um game. Muitos servidores participaram pela primeira vez, o que deu mais emoção às partidas em quadra. Para fazer a divisão dos adversários, foram selecionados os cabeças de chave da edição anterior do torneio para jogar com novos adversários. Mas, devido à chuva, as finais foram interrompidas e remarcadas para outro dia.

Futebol

Assim como no vôlei, foram formados oito times para disputar o futebol. Na primeira fase, muitos jogadores mostraram entrosamento e ganharam de goleada, como o TCE, que venceu por 3 a 0, do MPU; Banco Central fez 5 a 0, no time do TCU/CGU; e a Marinha goleou o CVM, por 4 a 0.

Na repescagem, alguns times ganharam uma segunda chance na competição e avançaram para a fase seguinte. TCU/CGU marcou 4 a 2 contra o MPU; e o time da Susep fez 2 a 0 na CVM.

Na sétima rodada, Banco Central enfrentou o TCE e no tempo regular de jogo, os times terminaram empatados em 0 a 0. Nos pênaltis, Banco Central garantiu a classificação por 3 a 2.

Ainda na fase eliminatória, Polícia Federal ganhou por 1 a 0 da CGU/TCU, enquanto a Susep perdeu por 2 a 0 para o CCIMAR.

Nas semifinais, mais emoções na decisão nos pênaltis. Banco Central e Polícia Federal empataram em 2 a 2. Com chutes certeiros e sem defesa para o goleiro, Polícia Federal avançou no torneio vencendo o adversário por 3 a 2. Na outra partida, TCE saiu vitorioso com um gol sobre o time da Marinha.

A grande final foi entre TCE e Polícia Federal. O time do Tribunal de Contas Estadual goleou o adversário por 5 a 0.