Já está em vigor a jornada de 35 horas semanais na Câmara

Desde 1º de julho, passou a vigorar medida que altera a jornada de trabalho para 35 horas semanais atendendo os servidores efetivos da Câmara dos Deputados. O pleito, que era negociado pelo Sindilegis com a Administração em gestões anteriores, foi conquistado apís um encontro entre os dirigentes sindicais e o Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), em encontro no dia 7 de junho em sua residência oficial.

O Ato da Mesa nº 192/2017, que reduz a jornada, foi publicado no Diário Oficial da Câmara em 10 de junho. A partir de agora, os servidores poderião cumprir sete horas diárias e serão computadas cinco horas semanais em regime de sobreaviso para fins de apuração mensal, ressalvados os servidores ocupantes de cargo em comissão e servidores efetivos investidos em função de confiança.

Agradecimentos

Para o vice-presidente do Sindilegis, Paulo Cezar Alves, foi uma grande vitíria da atual gestão, sem mencionar todo o esforço da diretoria anterior. “Essa é uma prova de que devemos continuar nessa linha de atuação e de diálogo para obtermos novas conquistas. Queremos agradecer à Presidência da Câmara, aos membros da Mesa Diretora, à Diretoria-Geral e à Chefia de Gabinete da Presidência por viabilizarem essa medida que vai trazer inúmeros benefícios para os servidores, entre eles, maior motivação para trabalhar, e consequentemente, melhorias para o serviço público, afirmou.

Teletrabalho

Agora, o Sindilegis quer a implantação do teletrabalho para os servidores efetivos da Câmara. O artigo 7º do Ato nº 197 autoriza a realização de estudos para a implementação do teletrabalho na Casa e prevê, ainda, que deve ser instituído um projeto-piloto de seis meses, com a apresentação de dados e avaliação dos resultados que envolvem otimização da força de trabalho e economia de recursos materiais.