Mar calmo nunca fez bom marinheiro

“Sindilegis chega aos seus 32 anos com as forças restauradas: sólido, forte e combativo, moderno e corajoso”, diz presidente Petrus Elesbão em carta aos filiados no aniversário do Sindicato

Trinta e dois anos. Do Sindilegis e da Constituição Brasileira. Parece que foi ontem que estávamos reunidos para celebrar os 30 anos do nosso Sindicato, em uma festa animada ao som da Banda Squema 6. Já eram tempos bem difíceis. Nos primeiros meses à frente do Sindilegis nossa Diretoria foi batizada com gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo enquanto lutávamos para sepultar a reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer. Lideramos manifestações, lançamos campanhas a nível nacional, como a do “Se votar, não volta”, em jornais, rádio, televisão e internet, fizemos blitz no aeroporto e na residência de parlamentares e apitaços nos corredores do Congresso. Por fim, vencemos a batalha, mas sabíamos que a verdadeira guerra ainda estava por vir. E veio.

Ao mesmo tempo em que nos opúnhamos à agenda liberal e desestruturante do ministro Paulo Guedes no Congresso, bem como aos sucessivos ataques de toda sorte ao servidores e ao serviço público brasileiros, da porta para dentro demos início a uma verdadeira revolução no Sindilegis. Revimos contratos, reduzimos custos, reformamos nossas instalações na 610 sul e transferimos para lá a nossa sede, possibilitando que nossos filiados usufruíssem de todos os serviços que oferecemos em um único lugar, com mais espaço e conforto, além de um estacionamento seguro e acessível.

Enquanto nossa atuação política era reconhecida pelo próprio Guedes em pleno Jornal Nacional, ao eleger o Sindilegis como o “Inimigo Número 1 da Reforma da Previdência”, não deixamos de fazer o dever de casa. Reestruturamos nossas equipes e investimos pesado em tecnologia, criando sistemas próprios para automatizar diversas atividades, nos permitindo operar com um time menor e mais qualificado, focado nas necessidades e nos desejos dos nossos filiados. Com pouco mais da metade dos funcionários que tínhamos no início da gestão, não apenas mantivemos, mas ampliamos os serviços oferecidos pelo Sindilegis, e criamos novos projetos para valorizar e fortalecer as categorias que temos orgulho em representar, como o Prêmio “Gente que Inspira”, que reuniu mais de dois mil servidores no ano passado em sua primeira edição, o “Café com Política” e o “Transforma”, que nos permitiram debater diversos assuntos importantíssimos para o Brasil com dezenas de parlamentares, especialistas e jornalistas, alcançando público de mais de 20 mil pessoas.

Parte do nosso time brigava no Congresso, na Justiça e na Imprensa contra as investidas do Governo, com aumento da carga tributária, corte de salários e flexibilização da estabilidade, enquanto outro grupo, sabendo que o serviço odontológico oferecido pelo Sindicato era um dos mais procurados pelos filiados, trabalhava para transformar o que já era muito bom em nada menos do que extraordinário. Fechamos parceria com a Porto Seguro para oferecer atendimento no país inteiro a todos os nossos filiados e dependentes. Nossa clínica exclusiva foi totalmente reformada e conta agora com nova administração do Dr. Regis Melo em parceria com o novo plano, oferecendo os mesmos procedimentos gratuitos que já realizávamos, com diversos diferenciais.

Há muita coisa para contar. Mas o fato é que o resultado de tudo isso é um Sindilegis que chega aos seus 32 anos com as forças restauradas: sólido, forte e combativo, moderno e corajoso, pronto para continuar lutando para que os servidores do Congresso e do TCU sigam como referencial de qualidade e inovação para toda a administração pública, e capazes de entregar ao Brasil o que o conjunto da sociedade precisa e espera de nós.

Não será fácil. Estamos enfrentando uma pandemia que virou as nossas vidas de cabeça para baixo e um governo que, dia após dia, nos ataca e tenta nos enfraquecer para ter o país à mercê de suas vontades. Mas diz um velho ditado que mar calmo nunca fez bom marinheiro, não é mesmo? Neste dia em que celebramos os 32 anos dessa instituição que, de tantas formas, representa a todos nós, convido você a nos dar as mãos e se juntar à gente nas diversas batalhas que estamos travando. Juntos somos mais fortes. Juntos somos melhores!

Petrus Elesbão

Presidente do Sindilegis

Compartilhe:

Veja também: