Mês do Servidor terá palestras virtuais de Nilton Bonder e Denise Fraga

Como parte da programação do Mês do Servidor, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União realizarão duas palestras virtuais, nos dias 22 e 29 deste mês, ambas às 11h. Os convidados serão, respectivamente, o rabino Nilton Bonder e a atriz Denise Fraga. As palestras serão transmitidas pela plataforma Microsoft Teams. Bonder e Denise têm se destacado como palestrantes, neste período de pandemia do novo coronavírus, pela abordagem de suas apresentações. As palestras têm apoio do Sindilegis.

O tema da intervenção de Bonder, no dia 22, será “A arte de manutenção da carroça: sistema e risco”. Na apresentação do livro Cabala e a Arte da Manutenção da Carroça (editora Rocco), cuja temática é semelhante à da palestra, Bonder diz que “a tentativa permanente de evitar o risco leva as pessoas a mergulhar no tsure, termo em iídiche para a aflição gerada pelos infortúnios”. Assim, segundo o rabino, a solução é “abraçar o risco”. O rabino, diretor do Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro, é autor de livros traduzidos para diversos idiomas e ganhador do Prêmio Jabuti 2000 na Categoria Religião. Algumas de suas principais obras foram adaptadas para o teatro: A Alma Imoral foi considerado o melhor espetáculo teatral em São Paulo no ano 2008 pela revista Veja e virou documentário em longa-metragem, do diretor Silvio Tendler; A Cabala do Dinheiro foi adaptado ao teatro em 2017. Bonder recebeu, entre outras honrarias, a Medalha Tiradentes, o Grande-Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União, e o Prêmio Shell de Teatro.

A palestra de Denise Fraga, no dia 29, será sobre “Conexões humanas em tempos digitais”. A apresentação aborda, segundo a atriz, “a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e empatia, do movimento em direção ao outro”. Uma das mais premiadas atrizes brasileiras, Denise construiu uma carreira de imenso sucesso na TV, no teatro e no cinema. É colunista da revista Crescer, onde trata da relação entre pais e filhos, e durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de S.Paulo. É autora de dois livros: Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real e Travessuras de Mãe, ambos pela editora Globo. Como palestrante, associa o senso de humor e a presença de palco à sensibilidade, emocionando e fazendo rir e pensar.