Na onda dos podcasts, Senado disponibiliza conteúdos culturais, históricos e jornalísticos

Os arquivos de áudio podem ser acessados nos serviços de streaming e no site da Casa

O Senado Federal aderiu à onda dos podcasts. Diversos programas da Rádio Senado estão disponíveis para serem ouvidos no formato de podcast. É possível acessar um vasto conteúdo nas principais plataformas e aplicativos (Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox) e, também, no site da Casa. O serviço disponibiliza opções como o tradicional Jornal do Senado, programas de entrevistas, informações sobre os projetos que começam a tramitar no Senado, além de reportagens especiais abordando temas como cultura, história do Brasil e direitos da cidadania. Ao todo, são 12 podcasts.

Intitulado “Arquivo S”, o podcast conta a história do Brasil. A partir dos discursos e projetos de lei de senadores de diversas épocas – desde o Império até os anos mais recentes da República -, os episódios reconstituem o passado nacional de maneira informal, vibrante e lúdica.

O podcast mais recente lançado pelo Senado, o “Projeto em Destaque”, analisa, a cada edição, um projeto de lei em tramitação na Casa e ajuda o ouvinte a interpretar o teor e as repercussões da matéria.

O “Curta Musical” reúne histórias da MPB. O ouvinte pode conferir fatos, curiosidades, informações e ouvir uma música ao final de cada programa. Os episódios trazem nomes como Elis Regina, Milton Nascimento, Cartola, Alceu Valença, Almir Sater, Toquinho e Vinicius de Moraes.

Já o programa “Autores e livros” apresenta entrevistas com autores, poesias, dicas de livros, notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado.

Os temas que impactam a vida das mulheres entram em debate no “Pautas Femininas”. O programa é uma parceria da Rádio Senado com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Acesse aqui os podcasts disponíveis na página do Senado.