NaInova encerra Jornada de Inovação de 2019 apresentando 18 projetos

Conheça a iniciativa do setor de inovação do Senado que conta com apoio do Sindilegis

Inovação é a palavra da vez! Não à toa, estão todos tentando se reinventar diante da velocidade com que a tecnologia avança e, por consequência, modifica os anseios da sociedade que exige novos resultados, mais transparência e acesso aos trabalhos das Casas. Na tarde desta segunda-feira (9), foi o encerramento da Jornada de Inovação de 2019, projeto do Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal (NaInova). O Sindilegis, que é apoiador do setor de inovação, esteve presente mais uma vez.

“O Sindilegis está envolvido em projetos como o NaInova porque entende a necessidade de reinvenção e mudança de mentalidade. Sempre que houver um projeto interessante que traga benefícios para a sociedade e para os servidores, o Sindicato estará presente. Não é à toa que temos buscado nos reinventarmos como Sindicato. Queremos transformá-lo em 5.0: o mais moderno do Brasil”, disse o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão.

No total, foram apresentadas 18 propostas que vão desde a melhoria de processos internos até o progresso na transparência e interação com o cidadão. Durante todo o ano, cerca de 150 servidores foram envolvidos na Jornada de Inovação. Os participantes trabalharam em problemas reais e se debruçaram para buscar soluções para questões que impactam diariamente o trabalho do Senado Federal. Por consequência, a facilitação dos processos internos resulta em melhores entregas para a sociedade.

Henrique Porath, integrante do NaInova, conta que a jornada envolveu mentores, que acompanharam os projetos durante todo o ano, e também incluiu servidores efetivos e comissionados no processo. Alguns projetos já foram colocados em prática, outros estão em fase de experimentação e alguns ainda precisam seguir outros o caminho que inclui: Ideia – Protótipo – Projeto – Realidade.

“Inovação é mudança de mentalidade”, afirmou a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, que não só esteve presente no lançamento como foi uma idealizadora do NaInova. Ela explicou que desde o início quis que o desempenho por inovação não se limitasse a um local ou a um setor, mas estivesse presente em todos os espaços do Senado.

O treinamento da jornada tem o objetivo de lançar um olhar inovador sobre o governo do futuro. Focado no setor público, o treinamento foi baseado no design thinking: abordagem que busca a compreensão de problemas para desenvolver soluções de forma colaborativa, envolvendo todos os interessados, experimentando ideias e planejando implantações possíveis.

Conheça alguns desses projetos:

Legis Talks – em andamento

Canal de podcasts do Senado Federal pensado especialmente, mas não exclusivamente, para as assessorias legislativas. Já é possível ouvir no Spotify. Clique aqui.

Nova Intranet – fase de projeto

Ferramenta de trabalho interativa e colaborativa, que deve oferecer ambiente social que impulsione a integração e o engajamento entre pessoas e funcionalidade por meio das redes sociais dentro do próprio espaço.