Petrus Elesbão fala aos filiados na celebração de três décadas do Sindicato

Queridos amigos e amigas,

Seja bem-vindo a um novo Sindilegis! Agora, oficialmente completados 30 anos de história, gostaríamos de lhe apresentar a nossa – e a sua – nova casa. Transferimos a sede do Sindicato do Setor de Autarquias Sul para o Centro de Atividades Sociais, na 610 sul. Lá já se encontravam vários serviços para o filiado, como nossa Consultoria Jurídica, a Clínica Odontológica e o Legis Club Brasil.

Rumo a essas mudanças, também decidimos que era hora de dar uma nova cara ao Sindicato. Por isso, apresentamos oficialmente a nova identidade visual e a nova logomarca. Nela, pudemos realizar um sonho antigo: a inclusão oficial do símbolo do Tribunal de Contas da União. Agora, as três Casas conversam com equidade, mesmo peso e representatividade.

Em outubro, demos importantes passos rumo ao progresso e à inovação. E esses são apenas os primeiros de muitos que virão. É preciso mudar! É preciso se adaptar e readaptar. E queremos – e acredite, iremos! – trazer uma nova visão para o sindicalismo no Brasil.

Nesse momento de celebração, queremos aproveitar, também, e agradecer a cada parceiro e fornecedor; a cada entidade e associação; a cada parlamentar que nos concedeu o diálogo; a cada funcionário do Sindilegis, membro essencial para a construção dessa história; e, em especial, a você, que está conosco até hoje. Você, a razão de existir do Sindilegis. É por causa de cada um que fez parte da história desse Sindicato que hoje, dia 6 de outubro, conseguimos chegar até aqui.

Carrego comigo as palavras de Nelson Mandela, quando disse: “Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar”. Esse é o desejo instalado em nossos corações e em nossas ações. Não temos medo de abraçar as mudanças. Pelo contrário: sabemos que são necessárias e que precisam – por mais difíceis que possam parecer – serem feitas.

Estamos próximos de completar dois anos de mandato e, à frente da presidência desse Sindicato, descobri que a transformação só ocorre quando, primeiro, mudamos a nós mesmos. Eu acredito nisso – e não sou apenas eu quem acredito. É esse desejo pulsante e latente pela excelência que nos move e continuará nos empurrando para frente. Queremos sair daqui, em 2021, com a consciência e sensação de dever cumprido. E espero que, com a sua ajuda, possamos alcançar isso.

Que venham mais 5, 10, 30 anos! Que venha um novo Sindilegis. E prepare-se: isso é só o começo.

Um grande abraço,

Petrus Elesbão