Com o apoio do Sindilegis, a Câmara e o Senado realizarão diversas ações sociais durante o mês de Outubro para conscientizar mulheres contra a doença

Durante todo o mês de outubro quem passar pela Esplanada irá encontrar, pelo oitavo ano seguinte, a fachada do Congresso Nacional com uma iluminação cor-de-rosa, marcando a participação do Senado e da Câmara dos Deputados no tradicional movimento internacional Outubro Rosa, de luta contra o câncer de mama.

Várias serão as ações realizadas este mês por órgãos integrados nas duas Casas Legislativas. Uma delas é a de arrecadação de lenços para cobrir a cabeça de mulheres em tratamento contra a doença. No Senado são nove postos de coleta. Ao final da campanha, os lenços serão distribuídos para a Rede de Combate ao Câncer no Hospital de Base de Brasília.

O Congresso também irá disponibilizar o exame de mamografia para as funcionárias terceirizadas, dos dias 8 a 11 de outubro. São 104 vagas por dia, divididas na metade para Câmara e Senado. “Temos a comunidade, temos os meios de comunicação, temos os órgãos internos e temos os gestores públicos dos três Poderes, é isso que precisa para a campanha funcionar. São esses órgãos que fazem o Outubro Rosa acontecer, são mulheres também que se apoiam”, afirmou Rita Polli Rebelo, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher no Senado.

Esse mês de mobilização, inclusive, pode virar lei. No ano passado, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 3010/15, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) e do deputado Dr. Jorge Silva (SD-ES), que determina a realização anual, durante o mês de outubro, de atividades para a conscientização sobre o câncer de mama. O texto, que está em análise no Senado, reconhece o sucesso da campanha onde já é realizada e a promove onde ainda não acontece.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, mas quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Com informações da Agência Câmara

Tags: outubro rosa