As aulas de pintura são conduzidas pelo reconhecido artista plástico Marco Antônio Costerus e contam com o apoio da ASA-CD, da Assefe e do Sindilegis

O artista plástico Marco Antônio Costerus, reconhecido por realizar exposições no Brasil e no exterior, iniciou, em 2002, a Oficina de Artes da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados (ASA-CD). O curso ensina técnicas variadas de pintura, com um método de ensino exclusivo, a jovens, adultos e terceira idade. A turma se encontra todas as terças, das 14h às 16h, na Assefe, para uma aula descontraída e instrutiva, que funciona até mesmo como uma forma de terapia para os participantes.  


Costerus ressalta que o projeto começou há 15 anos: “A curiosidade sobre a arte é algo que sempre atraiu as pessoas e, como a minha vida toda foi pautada nisso, idealizei esse projeto e trouxe para a ASA-CD”. 

Durante as aulas, os servidores aposentados e pensionistas aprendem técnicas de painel e óleo, do estilo de arte impressionista, mas o tema é variado e os alunos aprendem a pintar paisagens, temas figurativos, flores e até mesmo artes abstratas. 


Gilka Baptista, aposentada da Câmara e participante da oficina desde 2002, considera as aulas uma terapia: “Às vezes as pessoas trabalham tanto e correm atrás de tantas coisas que acabam esquecendo-se de si mesmas. Quando se pinta, você começa a criar uma tranquilidade que está em outra atmosfera. Todos saímos daqui bem”.

Josimira Ribeiro Alves, também aposentada da Câmara, lembra como Costerus a ajudou a se expressar melhor com a arte: “Ele tem uma paciência que nem Jó tem, sempre está de bom humor e nos ajuda em tudo que é necessário. É alguém que está sempre disponível, até para ir às nossas casas e auxiliar com alguma obra inacabada”. 

Como participar?

Os filiados interessados em participar da Oficina de Artes podem entrar em contato com o professor Marco Antônio Costerus pelos números (61) 9 9139-5773 ou (61) 9 99825-2065. Os trabalhos de Costerus podem ser vistos no site: http://www.costerus.com.br/blog/.



Tags: Oficina, Artes, Sindilegis, Servidor, Servidores, Pintura



Ver todas as notícias