Oficina de Artes reúne jovens, adultos e terceira idade na Assefe

Reconhecido por realizar exposições no Brasil e no exterior, o artista plástico Marco Antônio Costerus iniciou, em 2002, a Oficina de Artes da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados Federais (ASA-CD). O curso objetiva ensinar técnicas variadas de pintura, com um método de ensino exclusivo, a jovens, adultos e terceira idade. A turma se encontra todas as terças, das 14h às 16h, na Assefe, para uma aula descontraída e instrutiva, que funciona, até mesmo, como uma forma de terapia para os participantes.  

Costerus ressalta que o projeto começou em nome da arte, há 15 anos: A curiosidade sobre a arte é algo que sempre atraiu as pessoas e, como a minha vida toda foi pautada na arte, idealizei esse projeto e trouxe para a ASA-CD, explica. 

Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de painel e íleo, do estilo de arte impressionista, mas o tema é variado e os alunos aprendem a pintar paisagens, temas figurativos, flores e até mesmo artes abstratas.  Gilca Baptista, aposentada da Câmara dos Deputados e participante da oficina desde 2002, ressalta que as aulas funcionam também como uma terapia: ÌĉâÂs vezes as pessoas trabalham tanto e correm atrás de tantas coisas que acabam esquecendo-se de si mesmas. Quando você pinta, você começa a criar uma tranquilidade que está em outra atmosfera. Todos saímos daqui bem, conta.

Josimira Ribeiro Alves, aposentada da Câmara dos Deputados, também é aluna da Oficina de Artes desde o começo e lembra como Costerus a ajudou a se expressar melhor com a arte: Ele tem uma paciência que nem Jí tem. Ele sempre está de bom humor e nos ajuda em tudo que é necessário. é alguém que está sempre disponível, até para ir às nossas casas e auxiliar com alguma obra inacabada, conta. 

Como participar?

Os filiados interessados em participar da Oficina de Artes podem entrar em contato com o professor Marco Antônio Costerus pelos números (61) 991395773 ou (61) 9998252065. Os trabalhos de Costerus podem ser vistos no site: http://www.costerus.com.br/blog/. 

Compartilhe:

Veja também: