Outubro Rosa: Sindilegis reforça a importância dos exames preventivos

O mês de outubro traz consigo a popular campanha “Outubro Rosa”, criada em 1990, com o objetivo de conscientizar a população acerca dos problemas que o câncer de mama traz para as mulheres.

Segundo pesquisas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil. Por ano, mais de 60.000 mulheres sofrem com os problemas da doença e muitas delas vão a óbitos.

“Essa é uma pauta muito importante para o Sindilegis, pois damos total apoio à campanha e, como representantes de milhares de servidoras pelo país, precisamos falar mais sobre o assunto”, diz Fátima Mosqueira, diretora de Relações Interinstitucionais do Sindilegis. A nossa equipe também iluminou a fachada do estabelecimento com a cor rosa em homenagem à campanha.

O câncer de mama ocorre quando células se multiplicam de forma desordenada na região da mama, o que leva à criação de irregularidades e nódulos. A doença não possui uma causa específica, mas predisposição genética, hábitos como má alimentação e falta de exercícios físicos, e maior tempo de estímulo hormonal na vida da mulher são os principais fatores que elevam o risco de aparição do câncer.

A doença pode ser identificada a partir da palpação na região. É de extrema importância que as mulheres façam o autoexame e caso sintam algo diferente como nódulos nas mamas ou axilas, pele avermelhada e alterações no mamilo, busquem um médico o mais cedo possível para realizar exames. A realização anual de mamografia a partir dos 40 anos é outra recomendação importante da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

A partir de um diagnóstico completo e se detectada a doença, é possível iniciar o tratamento que se baseia principalmente em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O tratamento depende da fase da doença e a chance de cura é proporcional à precocidade desse procedimento.